Você costuma acompanhar as Olimpíadas? Eu não sei você, mas eu gosto bastante de esporte. No momento em que escrevo, estão rolando as Olimpíadas de Tóquio, adiadas de 2020 para 2021 em razão da pandemia do coronavírus. Se você é fã de esporte, talvez já se imaginou em um evento desses.
E se esse for um sonho seu, por que não poupar para ir às próximas Olimpíadas?
Olimpíadas de 2024
Assisti à prova de natação, dias atrás. Tínhamos um brasileiro na disputa: Bruno Fratus. Ao nadar e conseguir uma comemorada medalha de bronze na prova de 50 metros livre, ele se tornou o nadador mais velho a conquistar a primeira medalha olímpica. Ele tem 32 anos e vinha há mais de uma década em busca dessa medalha, resultado de um sonho e de um trabalho de longo prazo.
As Olimpíadas de 2024 serão em Paris, França. Assistir aos jogos ao vivo é uma tarefa muito mais alcançável do que ganhar uma medalha olímpica.
Para tanto, será necessário planejamento.
Quanto poupar?
Vamos usar aqui um valor simbólico de 15 mil reais para esse sonho.
“Mas 15 mil é suficiente para ver as Olimpíadas?”
Algumas pessoas vão dizer que está longe de ser suficiente; outras, que é mais do que suficiente. Cabe a você fazer uma estimativa de quanto custaria a sua viagem, com o nível de conforto que seja bom para você. 15 mil é apenas um valor para brincarmos um pouco.
Assim, temos um objetivo de 15 mil reais e um prazo de aproximadamente três anos até as próximas Olimpíadas. Estes três anos são o mesmo que 36 meses que temos para poupar.
Desse modo, poupando 420 reais por mês, chegamos a R$ 15.120 em três anos, isso sem contar os juros. Colocando uma taxa de juros bem baixa, de 2% ao ano, chegamos em R$ 15.565,30 acumulados.
Qual a sua realidade?
Poupar 420 reais por mês é um valor que não é acessível para a maior parte da nossa população, eu sei. Além disso, eu não tenho como saber qual a sua realidade e se este valor cabe ou não nas suas contas. Entretanto, 420 reais por mês para ir assistir aos jogos olímpicos em outro país é uma meta quantificável e bem definida.
Ou seja, é um sonho com um caminho claro de como pode ser alcançado.
Sugestão de leitura: Disciplina para poupar e investir
Se você está estudando educação financeira, provavelmente está buscando modos de cuidar melhor do seu dinheiro e se planejar para ter mais experiências. Planejar as suas finanças permite tranquilidade lá na frente, sim, mas permite aproveitar melhor o hoje também.
Poupar religiosamente 400 ou 500 reais por mês pode proporcionar férias dos sonhos. Isso serve para Olimpíadas, mas serve para qualquer outro sonho que você queira alcançar: meça o custo, defina o prazo e fatie em pedaços menores.
Onde poupar?
Ok, você se animou e quer ir assistir aos jogos olímpicos de 2024. Onde poupar?
Dinheiro com prazo e que requer segurança vai na renda fixa. Se você investe este dinheiro em ações, pode ter que resgatar com prejuízo na hora que precisar pagar os custos da viagem. Então não precisa inventar, acumule essa quantia mensalmente em renda fixa com segurança e liquidez: Tesouro Selic, Poupança e CDB de um bom banco com liquidez diária são boas opções.
E aí, acha a Olimpíada um sonho possível? Ou é muito dinheiro para poupar? Comenta aqui embaixo.