Fundos de investimento são um bom negócio?

fundos de investimento sao uma boa?

Fundos de investimento: investe neles? Já pensou em investir? Está na dúvida se são uma boa? Vamos analisar alguns pontos aqui pra ajudar nos seus estudos.

O que são fundos de investimento?

O fundo de investimento é um condomínio no qual temos, entre outros:

  • um administrador, responsável pela administração desse condomínio de dinheiro;
  • um gestor, que aplica o dinheiro desse condomínio, conforme regras preestabelecidas;
  • e os cotistas, que compram cotas desse condomínio, esperando ter uma boa rentabilidade.

Assim, um fundo de investimento reúne, sob o guarda chuva de um CNPJ, um montante de recursos que vai ser investido de modo a gerar rentabilidade aos cotistas, bem como a remuneração devida àqueles que cuidam desse condomínio: administrador, gestor e por aí vai.

Na prática, você coloca o seu dinheiro na mão de terceiros que vão saber gerir sua grana de forma eficiente, auferindo uma boa rentabilidade. Em troca dessa performance, temos o desconto de uma taxa de administração, que vai remunerar a galera que está cuidando do seu dinheiro, bem como cobrir todos os custos necessários para a manutenção deste fundo.

Tipos de fundos de investimento

Tenha em mente que há fundos de diversos tipos. Alguns simplesmente vão seguir determinados índices, como os ETFs, que buscam apenas replicar algo. Outros, vão tentar superar índices, correndo riscos maiores em busca de maiores rentabilidades. Assim, temos dois tipos básicos de fundos.

Fundos Passivos

São aqueles que só querem seguir um índice preestabelecido. Um Fundo DI, por exemplo, vai render 100% do CDI. Sem mistério.

Fundos Ativos

São fundos que tentam superar o seu índice de referência. Um fundo ativo que olha para o Ibovespa como meta, vai querer superar o rendimento do Ibovespa, por exemplo. E para isso, ele precisará tomar mais risco, o que nem sempre dá certo.

Assim, muitas vezes você verá fundos com rendimentos terríveis, porque há aqui uma combinação perversa: os cotistas querem rendimentos visíveis em curto prazo. Entretanto, ativos voláteis, como ações, muitas vezes entregam retornos melhores em longo prazo.

Pergunta: você acha que os cotistas de um fundo ativo que quer bater o Ibovespa vão ter paciência para esperar os resultados aparecerem a longo prazo?

Resposta: normalmente não.

Assim, muitos fundos ativos costumam ter ou retornos muito bons ou retornos horríveis, porque eles sempre estão tentando superar seu índice, mesmo em prazos desfavoravelmente curtos.

Fundos de investimento são uma boa?

Depende.

Vamos listar alguns pontos.

Pontos positivos de fundos de investimento

Diversificação com pouco dinheiro é um dos pontos bacanas de fundos. Você pode investir 100 reais em um fundo que investe em diversas ações, por exemplo. Assim, com pouco dinheiro, você tem acesso a uma carteira ampla e diversificada.

Outro ponto bacana é que, teoricamente, seu dinheiro está na mão de um gestor de alguém que sabe o que está fazendo com ele.

Pontos negativos

Entretanto, há bons gestores e outros não tão bons assim. Assim, não é tão simples escolher um bom fundo.

Lembre-se que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. Assim, investir em um fundo com bons rendimentos nos últimos anos não garantes bons rendimentos no futuro.

Ainda, os fundos têm um risco envolvido: fundos de investimento não contam com garantia do FGC, por exemplo. Se o patrimônio do fundo ficar negativo, por qualquer motivo, o cotista pode ser chamado para aportar dinheiro. Sim, você pode perder o dinheiro investido e ainda ter que colocar mais dinheiro lá.

Claro que fundos de renda fixa, que investem em títulos do tesouro, por exemplo, têm pouco risco. Mas por que você pagaria uma taxa de administração para um fundo investir em algo que você pode investir diretamente?

Fundos de investimento podem ser uma boa

Aí chegamos ao ponto: um fundo de investimento pode ser interessante quando ele dá acesso a investimentos que você não consegue acessar diretamente.

Tesouro Direto você consegue comprar diretamente; por que investir em fundos que investem em tesouro? Você consegue aplicar diretamente em ações, montando uma carteira diversificada; por que pagar taxa de administração em um fundo de ações? Tenha em mente que nem sempre o gestor vai tomar decisões tão interessantes para os seus objetivos.

Ninguém melhor do que você para cuidar do seu dinheiro.

Entretanto, você consegue investir diretamente em um shopping ou em um galpão logístico? Não, pois o investimento é absurdamente alto e restrito. Por isso que fundos de investimento imobiliário (FIIs) podem fazer mais sentido: eles dão acesso a ativos que seriam inacessíveis para mim e para você. Neste caso, para ter acesso a este tipo de ativo, pode valer a pena pagar taxa de administração.

Quer dizer que os FIIs são o único fundo de investimento que presta?

Não ponha palavras na minha boca, eu não disse isso.

Fundos passivos ou ETFs podem fazer sentido na sua carteira, por exemplo. Tudo depende dos seus objetivos.

De repente você quer simplesmente que uma parte do seu dinheiro acompanhe determinado índice. Nesse caso, um fundo passivo ou um ETF pode servir bem aos seus propósitos.

Assim, cabe a você usar estas informações para estudar, aprofundar e avaliar o que faz sentido dentro da sua carteira de investimentos, ok?

Um abraço e bons investimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *