Esse post faz uma rima oposta com um artigo antigo aqui do site, de uns três anos atrás. A imagem que eu havia usado então era esta:

A data era 25 de outubro de 2022, três anos atrás. Hoje, o gráfico é este:

Meu texto na época foi “o Bitcoin, que chegou a valer mais de 370 mil reais em novembro de 2021, está valendo, neste momento, perto de 105 mil reais. Estamos falando de mais de 70% de queda em menos de um ano”. Hoje, temos o Bitcoin valendo quase 600 mil reais. Por que o bitcoin subiu tanto de valor?
Por que o Bitcoin subiu?
O ouro tende a se valorizar ao longo do tempo por ser escasso. O mesmo ocorre com a prata, embora exista muito mais prata do que ouro no mundo. Ou seja, como o ouro é mais escasso do que a prata, a tendência é que ele se valorize ao longo do tempo e que ele tenha mais valor do que o ouro.
O mesmo ocorre com o Bitcoin, em tese. Se você pensar nele como um “ouro digital”, a escassez dessa criptomoeda faz com que, em tese, ela se valorize ao longo do tempo, baseado na premissa de que ela é um criptomoeda na qual as pessoas enxergam valor.
Entretanto, ele poderia ter caído como em 2021 e você me questionaria: “por que caiu então?” Isso ocorre devido à volatilidade.
Volatilidade
Embora um ativo tenha fundamentos que justifiquem sua valorização ao longo do tempo, isso não significa que essa valorização vai se dar como uma linha reta. Afinal, temos seres humanos negociando ativos e criptomoedas como Bitcoin, e muitas vezes o ser humano é absurdamente emocional. Ou seja, uma criptomoeda como o Bitcoin pode subir a médio e longo prazo, mas no curto prazo tudo pode acontecer. E essa subida não é em linha reta, mas sim em uma tortuosa montanha russa.
Garantia?
Entenda que, apesar de tudo, nos investimentos de renda variável e de criptomoedas, como o Bitcoin, você não tem garantias. Retornos maiores vêm como resultado de riscos maiores.
Assim, para o Bitcoin, como para qualquer investimento, vale estudar e se expor em um nível saudável e confortável, que não tire o seu sono com as variações de curto prazo. Tenha em mente que o sistema psicológico humano tende a nos pregar truques e nos fazer comprar na alta e vender na baixa. Sempre prego aqui que os investimentos devem ser feitos, de preferência, para longo prazo, com uma carteira equilibrada e pensada para os objetivos pessoais de cada investidor ou investidora.
Assim, a procura por ganhos rápidos é o que faz muitas pessoas buscarem Bitcoins ou qualquer outro investimento pelos motivos errados, de forma pouco estudada, o que acaba por gerar prejuízos.
No final, em vez de se perguntar por que o Bitcoin subiu tanto, vale mais a pena estudar e ver se ele faz sentido dentro da sua carteira de investimentos, entendendo bem os fundamentos e riscos envolvidos.
E você, investe em Bitcoin? Deixa aqui nos comentários!