Seria o cartão de crédito um vilão das finanças pessoais? Muita gente se endivida com um instrumento que na verdade pode ser uma forma muito boa de organização financeira. O que você acha? Ele ajuda ou atrapalha?
Cartão de crédito: mocinho
O cartão de crédito permite concentrar seus gastos mensais em um só lugar e receber uma conta fechada com o valor, pagando tudo em um determinado dia do mês. Você faz as compras em um momento e paga somente no mês seguinte. Assim, você consegue acompanhar a evolução dos seus gastos durante os dias e controlá-los: chegou no mês e já gastou bastante? Diminua o ritmo nos próximos dias.
Além disso, é possível acumular pontos em programas de milhagem através do cartão, desde que ele possua tal benefício. Assim, os seus gastos viram pontos que podem ser trocados por passagens aéreas ou mesmo por produtos. Um benefício muito bacana.
Cartão de crédito: vilão
O cartão de crédito pode causar um desequilíbrio nas suas contas mensais. Isso acontece porque por meio dele é possível efetuar gastos com um dinheiro que você ainda não possui, já que você está comprando a crédito, ou seja, antecipadamente. Quando você possui um limite de cartão mais alto do que a sua renda, aí está feita a desgraça: é fácil se empolgar e se endividar.
Há quem diga que o cartão estimula a compulsão pelas compras. Ele está ali, fácil, no seu bolso, com o limite disponível. De um impulso consumista para uma dívida a distância é curta.
Veredito
O cartão de crédito é um ótimo instrumento de planejamento financeiro e um aliado, desde que usado corretamente. Ele não é um vilão em si, o problema é fazer mal uso dele.
Pessoas que compram compulsivamente ou se endividam desnecessariamente vão fazer isso independente de possuírem ou não cartão de crédito. Tais impulsos e erros devem ser evitados, mas o fato de eles existirem não torna o cartão um vilão. Desde que usado com inteligência, ele vai ser um aliado nas suas finanças.
Entretanto, autoconhecimento é tudo.
Se você tende a gastar mais ou a se endividar mais usando o cartão de crédito, deixe-o em casa ao sair ou simplesmente não tenha cartão de crédito. O fato de ele ser um bom instrumento se bem utilizado não significa que necessariamente ele é bom para você. Se você se enrola com cartão de crédito, evite-o.
Dicas para usar
Se você tem ou planeja ter cartão de crédito, aí vão algumas dicas:
- Acompanhe os gastos no decorrer do mês para garantir que estão dentro do planejado;
- Não use o cartão de crédito para comprar o que você não pode, com dinheiro que você não tem
- Não gaste no cartão aquilo que você não tem condições de pagar no mês seguinte
- Pague o valor total da fatura, pois pagar o mínimo gera juros altíssimos sobre o valor restante
- Negocie a anuidade, pois chorar pode render bons descontos ou mesmo a isenção dessa tarifa
- Só pague anuidade se houver benefícios no cartão que justifiquem tal pagamento
A anuidade merece especial atenção: ela é uma tarifa cobrada anualmente do detentor do cartão de crédito, normalmente em parcelas, diretamente na fatura. Em alguns cartões, o valor da anuidade pode ser bem salgado.
O primeiro ponto é que várias administradoras de cartão negociam este valor. Vale ligar na central e pedir a isenção. A tática que eu mais gosto é de pedir o cancelamento do cartão: normalmente eles não querem perder o cliente e topam dar a isenção da anuidade.
Há cartões que já vêm com anuidade isenta de cara.
Normalmente os cartões que não cobram anuidade não possuem muitos benefícios, como acúmulos de pontos ou milhas. O ideal é pegar um cartão que normalmente cobra anuidade, usufruir dos benefícios dele e conseguir a isenção dessa anuidade. Aí temos o melhor dos mundos.
Em alguns casos, ainda que você não consiga a isenção da anuidade, esta pode valer a pena, se o cartão tiver bons benefícios, dos quais você realmente usufrua. No entanto, normalmente compensa mais você procurar outro cartão que ofereça os mesmos benefícios sem cobrar anuidade de você. A concorrência é grande e não faltam opções.
Aproveita e já dá uma olhada no vídeo que fizemos sobre o assunto:
E você, possui cartão de crédito? Pra você ele é vilão ou não? Comenta aqui embaixo!