À vista ou parcelado? Qual compensa mais? Quando optar por um ou por outro? Vamos conversar um pouco sobre isso!
À vista ou parcelado: o que considerar?
Um dos primeiros pontos a prestar atenção é não se enganar. Quando você parcela o pagamento para comprar algo que você não tem condições de ter, na verdade você nem tem a escolha de comprar à vista. Você está se endividando em parcelas para antecipar a aquisição do bem, em vez de juntar o dinheiro primeiro.
Quando você tem o dinheiro em mãos, aí sim você tem escolha. E a regra geral é simples: você vai considerar os descontos e as condições de parcelamento para ver qual vale mais a pena.
À vista
Se há desconto, nem precisa pensar muito. Neste caso, compensa comprar à vista.
Suponha um celular de 1.000 reais, que está dando 5% de desconto para pagamento à vista. Você economiza bons 50 reais, que valem a pena o desembolso imediato do dinheiro.
Também compensa comprar à vista quando são cobrados juros no parcelamento. Desde que feito com prudência e bom senso, a própria reserva de emergência pode ser usada para adquirir um bem, quando há desconto à vista e o salário não basta para aquisição do bem.
Nesse caso, a prioridade é repor a reserva logo em seguida, ok?
Parcelado
Por outro lado, compensa comprar parcelado quando não há desconto na compra à vista e não são cobrados juros no parcelamento. Em alguns casos, não há cobrança de juros até determinado número de parcelas. Vale a pena parcelar até o número máximo de parcelas que não gerem cobrança de juros.
Lembrando que aqui você precisa ter o dinheiro para ter opção. A ideia é que quando você parcela, em vez de desembolsar aquele dinheiro você pode investi-lo e se beneficiar dos juros a seu favor. Por isso acaba sendo vantajoso parcelar, quando não há desconto à vista.
O importante é não se enrolar
Entretanto, a preferência pessoal deve ser levada em conta. Algumas pessoas preferem pagar tudo à vista e está ok. Das duas alternativas, a compra à vista acaba sendo a alternativa mais segura e conservadora, na dúvida.
Afinal, é muito mais fácil se enrolar com parcelas. Nunca vi ninguém juntar o dinheiro para comprar algo e se enrolar, já que a pessoa de fato possui dinheiro para comprar o bem.
E você, costuma comprar mais à vista ou parcelado? Comenta aqui embaixo!