Disciplina para poupar e investir

disciplina para poupar e investir

Você possui disciplina para guardar dinheiro? Separa um montante todo mês para poupar e investir? Ou acaba fazendo outros gastos e quando vê não guardou nada?

Disciplina

A disciplina é a base de investimentos consistentes ao longo do tempo. Se eu guardo dinheiro em um mês e passo o restante do ano sem guardar mais nada, isso impede que minhas reservas e investimentos cresçam.

Ao valor que você separa mensalmente para poupar e investir nós daremos o nome de aporte. Aportes mensais e consistentes criam um patrimônio incrível ao longo do tempo. E para isso, podemos começar pequeno.

1.000 reais em poupança ao longo de um ano

Quanto dinheiro guardar para juntar 1.000 reais ao longo de um ano? Se você juntar 85 reais por mês, você terá 1.020 reais ao final de um ano, isso sem considerar juros.

1.000 reais parece pouco, certo? Mas pense em uma pessoa guardando 85 reais mensalmente, ao longo de um ano. Parece simples, certo? Mas fazer essa poupança consistente, ao longo de um ano, cria o hábito de poupar e investir.

Para juntar 2.000 reais em um ano, basta dobrar o aporte mensal: 170 reais.

3.000 reais em um ano? 255 reais por mês.

5.000 reais em um ano? 425 reais por mês.

Na verdade, estes valores vão totalizar até mais. 255 reais por mês vão virar 3.060 reais ao final de um ano; 425 reais por mês vão se transformar em 5.100 reais por ano. Isso sem contar os juros.

Qual a sua realidade?

Adapte estes valores à sua realidade. Por menor que seja o aporte, a disciplina adquirida para poupar será essencial na sua vida.

Pessoas que passam a ganhar mais, normalmente passam a gastar mais também. Se a pessoa não tem disciplina para poupar ganhando pouco, tende a levar os mesmos hábitos consigo, mesmo que passe a ganhar muito.

A maioria das pessoas endividadas se encontra entre a população com níveis mais altos de renda, o que costumamos chamar de classe média. Veja, não importa o salário se os hábitos forem ruins. Naturalmente um salário maior permite aportar muito mais, mas apenas se a pessoa tiver o hábito para isso.

Viva abaixo da sua renda e se pague primeiro

No começo, quando a sua renda é muito baixa, invista em formas de aumentá-la: cursos, especialização, investimento em você. Foque em aumentar sua renda ou criar novas fontes de renda, para poder investir mais e melhor.

Viva de acordo com sua renda ou, melhor dizendo, viva abaixo da sua renda. Ganha 2 mil reais? Finja que ganha 1.800 e aporte 200 reais nos seus investimentos todo mês. Ganha 3 mil? Finja que ganha 2.500 e aporte 500 reais todo mês.

Sempre separe um percentual do seu rendimento e se pague primeiro ao receber seu salário. No exemplo dos 3 mil, a primeira coisa a fazer ao receber o salário é se pagar: separe 500 reais e invista, antes mesmo de pagar as suas contas. Isso tem o efeito de estabelecer prioridades: primeiro eu me pago, para em seguida pagar os outros (contas, assinaturas, etc).

Naturalidade para investir

Aplicando a disciplina aos seus aportes, o hábito de investir se torna natural. A tendência é que você busque modos de aumentar seus rendimentos ou reduzir suas despesas para poder aportar cada vez mais.

Os juros compostos e o tempo possuem um poder inacreditável na multiplicação do seu dinheiro. Anos depois você vai olhar pra trás e perceber que valeu muito a pena ter disciplina para poupar e investir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *