O que é CDI?

cdi

“Tal investimento rende 100% do CDI”. Já ouviu isso? Ficou pensando sobre que raios é o tal do CDI? Vamos conversar um pouco sobre essa sigla!

CDI

CDI é a sigla de Certificado de Depósito Interbancário. Interbancário já dá a dica: entre bancos.

Os bancos precisam fechar seu caixa diariamente no positivo e para tanto precisam pegar empréstimos de outros bancos no final do dia. Afinal, em um dia pode haver mais saques do que depósitos, por exemplo, gerando um caixa final negativo. Daí o banco pega empréstimo com outro banco e fecha o caixa no positivo. Para pegar esse empréstimo, o banco paga juros. É essa taxa de juros, decorrente do empréstimo entre bancos, que é o tal do CDI, também chamado de Taxa DI.

“Ahhhhh tá, então essa taxa é pra banco e eu não tenho nada com isso”

Não, não é por aí.

Isso porque os bancos usam a taxa DI para remunerar vários tipos de investimento. O CDI serve como referência para vários instrumentos de renda fixa. Há vários CDB’s que rendem uma porcentagem dessa taxa. Um exemplo disso é um investimento rende 104% do CDI, ou mesmo a conta do Nubank, que rende 100% do CDI.

Ou seja, a taxa DI diz respeito aos empréstimos entre bancos, mas também pode servir de base para remunerar os seus investimentos, sendo uma taxa bastante utilizada para este fim.

“Tá e quanto rende a Taxa DI?”

Por ser calculada de acordo com a média de empréstimo entre bancos, essa taxa varia diariamente e é divulgada no site da B3. Mas para ter uma base, saiba que a taxa DI anda sempre ali pertinho da taxa Selic, normalmente 0,10 abaixo da Selic. Na data em que eu escrevo este artigo, a Selic está em 2% ao ano e o CDI, em 1,90% ao ano.

E você, já sabia o que era a Taxa DI? Deixa o comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *