O que é Renda Fixa?

renda fixa

Quem nunca ouviu dizer que investir em renda fixa é seguro, rende pouco, rende bem, ou coisas do tipo? Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre isso!

O que é a renda fixa?

Embora o nome dê a ideia de um rendimento fixo, não é bem assim. O termo renda fixa se refere a investimentos que possuem suas regras fixadas e definidas no momento da aplicação.

Assim, logo que você investe em algum instrumento de renda fixa, você sabe de antemão as regras de como o seu dinheiro vai ser remunerado. Ainda que o rendimento não seja conhecido de cara, você já tem uma boa ideia do que esperar, já que as regras do jogo são conhecidas desde o início.

Exemplos

Quando você aplica na poupança, por exemplo, você sabe de antemão que seu dinheiro vai render 70% da Taxa Selic + Taxa Referencial. Veja que o rendimento não é fixo, pois a Selic pode se alterar nos próximos meses, afetando seu rendimento, mas você sabe de antemão quais são as regras do jogo. Se a Selic subir, a poupança vai render mais; se ela cair, a poupança vai render menos.

Um outro exemplo: ao aplicar em um CDB, que paga 8% ao ano e que exige que seu dinheiro fique lá por 5 anos, você sabe exatamente as regras do jogo. Neste caso, até mesmo a rentabilidade já é conhecida com exatidão: 8% por ano, desde que seu dinheiro fique lá pelos 5 anos pré estabelecidos.

Um último exemplo: Tesouro IPCA+ 2045, um título do Tesouro Direto. Normalmente esse título paga por ano o IPCA (índice que mede a inflação) + uma porcentagem pré estabelecida, 4% ao ano, por exemplo. Logo, desde que você deixe seu dinheiro lá até 2045, você receberá IPCA + 4% ao ano. Veja que você não sabe qual será a inflação anual, de forma que seu rendimento não é conhecido na contratação. Entretanto, as regras de remuneração do seu dinheiro já são conhecidas logo que você investe.

Quais investimentos são renda fixa?

A renda fixa envolve uma série de investimentos, sendo exemplos bem comuns:

  • Poupança
  • Tesouro Direto, com sua variedade de títulos
  • CDBs ou Certificados de Depósito Bancário

Os títulos de renda fixa podem ser pré ou pós-fixados.

Um investimento pré-fixado é aquele no qual você sabe exatamente o que ele vai render. Exemplo: um CDB que rende 10% ao ano.

Por outro lado, o título pós-fixado é aquele no qual você não sabe a rentabilidade exata logo que você investe. Um exemplo é um CDB que rende 100% do CDI. O CDI pode ser 1,90% este ano, e aumentar para 2,40% no ano que vem, o que vai influenciar na rentabilidade do seu CDB. Neste caso, costuma-se dizer que seu investimento está atrelado a um indicador específico, neste caso o CDI. Também é usado o termo indexado a um indicador.

São exemplos de indicadores que estão atrelados ao rendimento de títulos:

  • Taxa Selic
  • CDI
  • IPCA

O IPCA, por exemplo, é o indicador que mede a inflação. Um título que rende IPCA + 4% ao ano, por exemplo, significa que seu título vai render o taxa de inflação do ano + 4%. É o tipo de investimento utilizado para manter o poder de compra do seu dinheiro (já que ele renderá inflação) acrescido de um rendimento real (os 4%).

Posso investir só em renda fixa?

É na renda fixa que se posicionam a parcela mais conservadora dos investimentos. A reserva de emergência, por exemplo, sempre vai estar alocada em instrumentos de renda fixa, como poupança, conta remunerada ou tesouro direto.

Você pode investir só em renda fixa? Sim, pode. Só tenha em mente que a renda variável tem o potencial de gerar retornos maiores.

Isso acontece pelo fato de que quanto maior o risco, maior o retorno potencial. Cada ativo tem uma função dentro da carteira de investimentos, então o negócio é estudar, aprender aos poucos e investir naquilo que você conhece e com o qual se sente confortável.

Tudo passa pela educação financeira, no final das contas!

E você, já sabia o que era renda fixa? Tem algum investimento nessa modalidade? Deixa aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *