Renda Fixa e Renda Variável

Renda Fixa e Renda Variável

Renda Fixa e Renda Variável, dois termos bem comuns nos investimentos. Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre!

Renda Fixa

Embora o nome dê a ideia de um rendimento fixo, não é bem assim. O termo renda fixa engloba investimentos que possuem suas regras fixadas e definidas no momento da aplicação. Assim, logo que você investe em algum instrumento de renda fixa, você sabe de antemão as regras de como o seu dinheiro vai ser remunerado.

Vamos a exemplos.

Quando você aplica na poupança, por exemplo, você sabe de antemão que seu dinheiro vai render 70% da Taxa Selic + Taxa Referencial. Veja que o rendimento não é fixo, pois a Selic pode se alterar nos próximos meses, afetando seu rendimento, mas você sabe de antemão quais são as regras do jogo.

Um outro exemplo: ao aplicar em um CDB, que paga 8% ao ano e que exige que seu dinheiro fique lá por 5 anos, você sabe exatamente as regras do jogo. Neste caso, até mesmo a rentabilidade já é conhecida com exatidão: 8% por ano, desde que seu dinheiro fique lá pelos 5 anos pré estabelecidos.

Um último exemplo: Tesouro IPCA+ 2045, um título do Tesouro Direto. Normalmente esse título paga por ano o IPCA (índice que mede a inflação) + uma porcentagem pré estabelecida, 4% ao ano, por exemplo. Logo, desde que você deixe seu dinheiro lá até 2045, você receberá IPCA + 4% ao ano. Veja que você não sabe qual será a inflação anual, de forma que seu rendimento não é conhecido na contratação. Entretanto, as regras de remuneração do seu dinheiro já são conhecidas logo que você investe.

E a Renda Variável?

Os investimentos em renda variável, diferente da renda fixa, não possuem regras que permitam mensurar quanto seu investimento vai render, podendo inclusive gerar retornos negativos. Vamos a exemplos.

Se eu invisto 100 reais em ações do Itaú, por exemplo, eu não tenho como saber qual será o retorno desse investimento. Não há regras que me digam que estas ações vão render “IPCA + 4% ao ano”, por exemplo. Não há regras que me garantam que estas ações vão render 10% ao ano. Elas podem render 5% ao ano, 10% ao ano, podem inclusive ter rendimentos negativos ao ano, e nesse caso eu posso perder dinheiro.

Vamos supor que eu comprei 1.000 reais em ações de diversas empresas. Em um ano elas renderam bem e se tornaram 1.200 reais; no ano seguinte, caíram um pouco, foram para 1.100 reais; mais um ano ruim e elas caíram para 950 reais; em seguida um ano ótimo, elas foram para 1.300 reais.

Percebeu? Renda variável varia.

Desde que eu não tenha vendido essas ações, eu nunca perdi nada de fato. A perda acontece quando eu vendo elas com prejuízo. Em determinado ano eu cheguei a estar com 950 reais, menos do que os mil reais investidos inicialmente. Mas no ano seguinte as ações subiram tanto que eu passei de 50 reais negativos para 300 reais positivos em relação ao meu investimento inicial.

Renda Fixa vs Renda Variável

É na renda fixa que se posicionam a parcela mais conservadora dos investimentos. A reserva de emergência, por exemplo, sempre vai estar alocada em instrumentos de renda fixa, como poupança, conta remunerada ou tesouro direto.

“Prefiro renda fixa… renda variável é arriscado demais!”

Em investimentos, há uma regra de ouro: os retornos potenciais aumentam conforme o risco aumenta. Ou seja, quanto mais seguro o investimento, menor tende a ser o rendimento. Quanto mais risco envolvido, melhor tende a ser o retorno.

A renda variável possui ativos que tendem a render mais justamente por implicarem em um risco maior. Afinal, você está investindo em empresas e empresas podem crescer, ficar estagnadas ou quebrar. Com estudo, é possível investir em empresas mais sólidas, que tragam um bom retorno ao seu dinheiro.

Tanto renda fixa quanto renda variável possuem espaço dentro de uma carteira de investimentos. A educação financeira é o que permite alocar o dinheiro dentro de cada tipo de investimento de forma inteligente.

E você, já sabia a diferença entre ambos? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *