Minimalismo e finanças pessoais

minimalismo e finanças pessoais

Você já ouviu falar de minimalismo? Basicamente, a ideia é de não ter mais do que o necessário e se livrar dos excessos, para focar naquilo que importa. Dá pra pegar algumas ideias do minimalismo e transportar pras finanças pessoais. Vamos conversar um pouco sobre isso!

Minimalismo sem exageros

Há algumas pessoas que levam essa ideia a ferro e fogo, mas não precisa ser assim. Aplicar a essência do conceito vai nos levar a evitar desperdícios e focar naquilo que importa.

Você precisa de um carro? Muitas pessoas compram um carro, que é um bem que demanda gastos grandes, sem ter a real necessidade de um e, pior, sem ter condições de comprar um.

Você usa todos os utensílios que possui em casa? Precisa de todas as roupas que você tem no guarda roupa? A ideia é ter só roupas das quais você realmente goste, utensílios que você realmente use.

Do que você gosta? Do que você precisa?

Se você é apaixonado por culinária, faz sentido ter vários utensílios dos quais você faz uso na cozinha. Se você gosta de video games, faz sentido ter um console e jogos que você joga pra se divertir. Se você trabalha com edição de vídeos, faz sentido ter um ótimo computador e programas que ajudam no seu trabalho. Se você gosta muito de assistir televisão, faz sentido ter uma boa TV com conexão à internet.

Percebe?

O problema é quando você tem um monte de roupas que não usa; uma batedeira, sendo que você nunca faz bolos; um carro que fica parado na garagem, gerando pagamento de impostos, seguros e manutenção; uma bicicleta que você nunca usa; um monte de livros na estante que você nunca leu, nem pretende ler.

Minimalismo é sobre ter as coisas certas, evitar os excessos e focar no que importa pra você.

E o que isso tem a ver com finanças pessoais?

Basicamente, tem tudo a ver.

Quando você foca naquilo que tem valor para você, automaticamente evita compras desnecessárias, de coisas que só vão tomar espaço e que não serão utilizadas. Você passa a gastar dinheiro de forma mais eficiente e inteligente, em coisas que fazem sentido.

Seguindo essa ideia, você começa a perceber que pode valer a pena investir um pouco mais em uma coisa que tem qualidade e durabilidade melhores. Às vezes o barato sai caro, porque dura menos. Com compras mais focadas e conscientes, o minimalismo tende a trazer apenas benefícios para seu dinheiro, seu orçamento e para a sua vida.

E você, adota alguma das ideias relacionadas ao minimalismo? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *