Economizar é uma das formas de investir mais dinheiro, entretanto há economias que não valem a pena, as quais chamamos de economias burras. Vamos conversar um pouco sobre isso!
Economias nem sempre valem a pena
Há duas formas de investir mais dinheiro: ganhando mais ou gastando menos. Embora enxugar os gastos seja uma ótima forma de fazer sobrar mais dinheiro, não podemos exagerar. Na ânsia de economizar muito, acabamos fazendo coisas que não valem a pena, de modo que o barato sai caro.
Vamos a algumas economias burras.
Comprar artigos de baixa qualidade
Quem nunca? A gente vê um item baratinho, vai pelo preço e não pensa na qualidade. Essa é uma economia burra que podemos aplicar em várias coisas. Comprar um carro antigo demais e cheio de problemas, cuja manutenção e a dor de cabeça vão tomar tempo e dinheiro; comprar um sapato super barato, mas desconfortável e que visivelmente vai durar pouco tempo; e por aí vai.
Tudo aquilo que é o “barato que sai caro” simplesmente não vale a pena.
É melhor investir mais em algo de qualidade e que vai durar por muito tempo, do que comprar algo hiper barato que vai estragar rápido ou dar dor de cabeça. Não compensa.
Aproveitar todas as promoções
Quando as promoções são úteis? Quando ocorrem em itens que planejamos comprar.
Na ânsia de economizar, muitas pessoas saem à caça de promoções, comprando inclusive coisas desnecessárias e que vão ficar encostadas, sem uso. Neste caso, é uma falsa economia: se algo custa 100 reais e está por 70 reais na promoção, você não economizou 30 reais; na verdade você gastou 70.
Use promoções para compras planejadas, de itens que você realmente precisa. Do contrário, será apenas um modo de se enganar: você não está economizando, mas sim gastando desnecessariamente.
Fazer esforços exagerados em busca de pagar menos
“Tem um mercado lá do outro lado da cidade em que a compra do mês sai mais barata”.
“Cada mercado tem alguns itens mais baratos que outros. O negócio é fazer uma parte da compra do mês em cada um”.
Veja bem, buscar os melhores preços é totalmente válido, mas ficar fissurado nisso é economia burra. Tempo também é dinheiro. De que adianta passar em 3 mercados diferentes e distantes um do outro pra economizar e gastar com gasolina? De que adianta economizar, mas gastar o meu dia inteiro de um lado pro outro?
Se a economia é absolutamente necessária pra fechar as contas do mês, aí é outra história, cada centavo conta. Do contrário, é melhor gastar esse tempo todo para se desenvolver e ganhar mais. Não dá pra ganhar em todos os lados, simplesmente escolha um mercado que oferece os melhores preços e que não seja muito longe da sua casa, faça as suas compras e pronto.
Economizar neuroticamente em itens pequenos
Os pequenos gastos podem somar valores bem razoáveis ao longo de meses, disso não há dúvida. Agora, evitar comprar absolutamente qualquer coisa fora de casa já é neura demais.
“Não vou comprar um bombom, esses pequenos gastos são fogo”.
“Vou evitar comprar esse cafezinho, cada real conta”.
Percebe?
Poupar e investir não pode se tornar um fardo tão grande que impeça pequenos gastos do dia a dia. Não comprar um bombom de 2 reais não vai te enriquecer. Evitar pequenos gastos correntes pode ser válido, mas sem exageros.
Particularmente, já cometi todos os erros acima. Já aproveitei promoção de coisa que ficou encostada, já fiquei neurótico economizando em coisas pequenas e por aí vai.
E você, qual dessas economias já fez? Quais outras você acrescentaria à lista? Comenta aqui embaixo!