O que é CDB?

CDB

Tá aí uma sigla que aparece direto nos investimentos: CDB. Sabe o que é? Bora conversar um pouco sobre ele?

Certificado de Depósito Bancário

Pois é, é isso o que as três letras significam: Certificado de Depósito Bancário. É um investimento de renda fixa cuja ideia é a seguinte: você empresta dinheiro para o banco, por um determinado período e por uma determinada remuneração.

Sim, você empresta para o banco!

Qual o interesse do banco nisso?

Bem, digamos que você investe 1.000 reais em um CDB, pelo prazo de um ano a uma taxa de 8% ao ano. O banco pega esse dinheiro de você e empresta para outro cliente dele a juros de, digamos 12% ao ano.

Percebe?

O banco ganha na diferença entre o que ele paga pra você a título de juros e o que ele cobra de juros do devedor dele. A essa diferença damos o nome de spread bancário. Assim, o banco capta seu dinheiro, pagando juros de 8% para você e empresta esse dinheiro para outra pessoa, cobrando juros maiores dela e ganhando com a diferença.

Por isso investir é um ótimo negócio e fazer dívidas é um péssimo negócio. Busque sempre estar do lado investidor, porque o lado devedor tende a pagar muitos juros.

Qual o risco?

Vários bancos oferecem CDB’s. Lembre-se sempre da máxima quanto maior o risco, maior o retorno. Um CDB de um banco sólido, seguindo essa lógica, vai pagar pouco.

Suponhamos um CDB do Itaú: as taxas tendem a ser baixas, porque o risco de o Itaú falir é muito baixo. Além disso, o Itaú não tem dificuldades de captar dinheiro para emprestar, logo ele não precisa oferecer taxas altas de retorno.

Agora, imagine um banco que está com dificuldades.

Esse banco já tem problemas para captar dinheiro com facilidade. Qual a saída? Oferecer taxas altas de retorno nos CDB’s. Assim, investidores vão se sentir atraídos a adquirir um CDB desse banco problemático, porque as taxas são boas.

Qual o risco? O banco pode quebrar.

Daí eu fico sem o meu dinheiro?

Não exatamente. O CDB é um dos títulos cobertos pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito, que cobre até 250.000 reais por CPF, por instituição financeira. Então se você tem 10.000 reais em um CDB de um banco e esse banco vai à falência, você consegue acionar o FGC para receber seu dinheiro de volta.

Liquidez

Sempre é importante prestar atenção ao prazo de investimento ao investir em um CDB. Alguns possuem prazos de anos, o que significa que você precisa manter seu dinheiro ali até o vencimento para receber a remuneração acordada.

Vamos supor um CDB que paga 10% ao ano e que só pode ser resgatado em 05 de janeiro de 2028. Isso significa que você vai ter acesso ao seu dinheiro, com os juros incluídos, somente nesta data. Você não pode resgatar antes disso e, caso o CDB permita o resgate antecipado, provavelmente você só terá direito a uma parte do dinheiro.

Digamos que o dinheiro fica preso até o vencimento.

Há também CDB’s de liquidez diária. Nestes sim, você coloca o dinheiro e pode sacar a qualquer momento que desejar.

E você, já sabia o que era um CDB? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *