Muita gente não conhece bem o conceito de reserva de valor e chega a confundir ele com a reserva de emergência, apesar de serem coisas diferentes. Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre isso!
O que é?
Basicamente, a reserva de valor é uma reserva para proteger de crises, preservando o seu poder de compra e defendendo uma parte do seu patrimônio de grandes oscilações.
Veja que ela possui uma ideia defensiva: se tudo estiver desabando, ela está lá funcionando como contrapeso, com a função de dar estabilidade.
Ela é diferente da reserva de emergência, que é constituída de alguns meses de gastos básicos e que pode ser usada sempre que necessário. Na reserva de emergência a ideia é liquidez (dinheiro disponível a qualquer momento), enquanto na reserva de valor a ideia é proteção.
O que pode fazer parte da reserva de valor?
Um dos exemplos mais clássicos desse tipo de reserva é o ouro.
O ouro sempre foi visto como alternativa segura em tempos de incerteza e ele mantém seu valor ao longo do tempo, valorizando-se ainda mais em períodos turbulentos.
Outro exemplo simples é o dólar.
Como moeda da principal economia do mundo, o dólar pode ser convertido em qualquer outra moeda com facilidade. Além disso, como moeda forte, mantém seu valor frente a outras moedas e é uma das opções mais práticas para uma reserva de valor, pois pode ser adquirido facilmente em casas de câmbio.
Um terceiro exemplo, menos pensado quando se fala de reserva de valor, são terrenos e imóveis.
Apesar de serem também investimentos, que podem ser rentabilizados por meio de aluguéis, os terrenos e imóveis podem entrar nessa reserva por serem bens que tendem a manter valor ao longo do tempo, o que cumpre bem a função defensiva dentro do patrimônio.
Veja que tudo aquilo com função de dar estabilidade e segurança pode funcionar como reserva de valor.
Rentabilidade
Perceba que a reserva de valor possui como principal função a segurança, não a rentabilidade. A ideia é defensiva, de evitar perdas.
Claro que você também pode auferir ganhos eventualmente com suas reservas. O dólar varia bastante e muitas vezes sobe muito, gerando valorização se você possuir dólares em casa. O ouro costuma se valorizar em tempos de crise. Imóveis e terrenos tendem a se valorizar ao longo do tempo.
Entretanto, ainda que qualquer deles se desvalorize, a função dentro da reserva estará mantida, pois eles estão lá para servir como apoio em crises, dentro da parcela defensiva da sua carteira.
Basicamente, não fique procurando rentabilidade aqui. Procure segurança e proteção.
Outros exemplos
Entenda que dentro dessa reserva pode entrar qualquer coisa que tenha valor. Além de dólar, o euro pode entrar aqui, por ser uma moeda forte, bem como bitcoins.
Além do ouro, joias também podem entrar na reserva de valor, por exemplo.
Entretanto, não é necessário elaborar muito. Um pouco de dólar para iniciar uma reserva é o modo mais prático e eficiente para a maioria das pessoas. Conforme os investimentos e o patrimônio evoluem, pode-se acrescentar outras coisas.