O que é rendimento real?

O que é rendimento real?

Já ouviu falar do termo “rendimento real”? Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre isso!

Rendimento real x rendimento nominal

O rendimento real não vem da nossa moeda REAL, e sim da ideia de “verdadeiro”. O rendimento real é o quanto algo rende de verdade, acima da inflação. Para ficar mais claro, podemos comparar com o conceito de rendimento nominal.

O rendimento nominal é o rendimento mais comum que vemos nos investimentos. Quando alguém me diz que um título tem o rendimento de 8% ao ano, por exemplo, estamos falando de rendimento nominal. Isso quer dizer que se eu colocar 100 reais neste título, ele vai me render 8 reais ao final de um ano. Este é o rendimento nominal.

Agora vamos supor que a inflação do ano foi de 8% também. Neste caso, apesar de ter um rendimento nominal de 8%, o meu rendimento real foi 0%, pois eu apenas consegui empatar com a inflação.

Se a inflação é o aumento generalizado dos preços, uma inflação de 8% significa que:

  • 8% é o rendimento mínimo que eu preciso para repor a inflação;
  • de um modo simples, as coisas ficaram 8% mais caras;
  • para comprar o que eu comprava antes, eu preciso de 8% a mais de dinheiro, ou seja, se eu gastava 100 reais para comprar itens no mercado, agora eu preciso gastar 108 reais para comprar os mesmos itens.

Sugestão de leitura: O que é inflação?

A importância do rendimento real

Suponhamos que você recebe um salário de 2.000 reais. O sindicato negocia com a empresa e você consegue um aumento de 5%. Entretanto, a inflação acumulada do ano anterior foi de 10%. O que aconteceu aqui?

Basicamente, o seu salário diminuiu.

Ele diminuiu porque o aumento geral de preços foi muito maior do que o aumento do seu salário. Logo, você teve um aumento de 5%, mas o custo de vida encareceu em 10%. Se seu aumento fosse de 10%, aí diríamos que houve reposição da inflação, e não aumento de fato. Se o reajuste salarial fosse superior a 10%, aí sim, diríamos que houve aumento ou, em outras palavras, ganho real.

Ganho real e rendimento real: a ideia aqui é a mesma

Nos investimentos, quando pensamos em rendimentos, devemos buscar o ganho real ou ao menos reposição da inflação, de forma a manter o poder de compra do dinheiro. Se você pensar algo como “quero ter 100 mil reais daqui 15 anos”, a ideia ainda não está bem completa. Na realidade, você quer ter uma quantidade de dinheiro que compra o que 100 mil reais compram hoje.

Com a inflação, pode ser que os 100 mil, daqui a quinze anos, sejam equivalentes a 70 mil reais hoje, por exemplo. Tudo vai depender de quanto vai ser a inflação no período. Por isso precisamos ter consciência do que é ganho real e buscar retornos acima da inflação.

Como calcular o rendimento real

O primeiro impulso que temos é pensar o seguinte: se a inflação foi 3% e meu rendimento nominal foi 8%, logo 8 menos 3 é igual a 5. Meu rendimento real é de 5%.

O cálculo real, no entanto, é um pouco diferente. Devemos fazer o seguinte:

Rendimento real = [ (rendimento nominal + 1) dividido por (inflação + 1) ] – 1

Vamos usar o exemplo lá de cima para clarear: rendimento nominal no período igual a 8% e inflação igual a 3%. Estes números ficam assim:

Rendimento nominal = 8% ou 0,08

Inflação = 3% ou 0,03

Rendimento real = [ (0,08 + 1) dividido por (0,03 + 1) ] – 1

Fazemos primeiro as operações dentro dos parênteses. Achou que as aulas de matemática na escola não serviriam pra nada na vida? Pois é.

Rendimento real = [ (1,08) dividido por (1,03) ] – 1

Rendimento real = [ 1,0485 ] -1

Rendimento real = 0,0485 ou 4,85%

Veja que o rendimento real não é de 5%, como nós tendemos a imaginar, mas sim um pouco menor do que isso: 4,85%. Este percentual representa aquilo que meu dinheiro se valorizou acima da inflação.

Bacana né?

Se você possui dificuldade com números, a forma acima pode soar estranha e difícil, mas não se preocupe. O mais importante é entender o conceito: se o rendimento está abaixo da inflação, você está perdendo dinheiro; se está igual à inflação, o dinheiro manteve o poder de compra; se está acima, aí você não só manteve o poder de compra, como ganhou um rendimento real.

Dúvidas? Manda aqui na caixa de comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *