O que é IGPM?

igpm

IGPM: já ouviu falar dessa sigla? Muito provavelmente ela pipocou em algum noticiário na TV ou na internet e talvez você não tenha entendido exatamente o que ela significa. Vamos conversar um pouco sobre ela.

IGPM – Índice Geral de Preços – Mercado

O IGPM ou IGP-M é um dos índices que medem o aumento de preços no Brasil. Assim, estamos falando de um índice usado para medir a inflação.

“Mas espera, não é o IPCA que mede a inflação?”

Se esse questionamento veio à sua mente, parabéns! Exatamente, o IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil, medido pelo IBGE e responsável por mensurar o aumento médio do custo de vida. Entretanto, o IPCA não é o único índice com essa finalidade e é aqui que entra o irmão dele, o IGP-M.

Sugestão de leitura: O que é inflação?

O IGPM é calculado pela Fundação Getúlio Vargas e trabalha com uma composição diferente do irmão dele. Enquanto o IPCA leva em sua composição itens como alimentação, vestuário, transportes e habitação, o IGPM possui a seguinte composição:

  • 60% – índice de preços ao produtor amplo (IPA);
  • 30% – índice de preços ao consumidor (IPC);
  • 10% – índice nacional de custo da construção (INCC).

Perceba que o IPCA foca os preços e custo de vida da população em geral, tanto que a sigla significa índice de preços ao consumidor amplo. Já o IGPM, apesar de incluir também os preços ao consumidor, trabalha com índices relacionados aos custos do setor de atacado e à construção civil. Desse modo, ele inclui um número maior de variáveis.

“Ok, o que me interessa então é o IPCA”

Não é bem assim. Embora o IPCA seja o índice oficial de inflação no Brasil, o IGP-M tem uma presença muito forte no nosso dia a dia e no nosso orçamento. Tradicionalmente, ele é utilizado para balizar o reajuste dos aluguéis.

Se você paga aluguel, não é nada difícil que o reajuste dele seja feito com base no IGPM. E isso cria uma situação comparativa interessante. No ano de 2020 para 2021, o IPCA acumulado ficou em menos de 5%, enquanto o IGPM acumulado de doze meses ficou em mais de 20%. O IGP-M engloba mais itens e tende a ser maior do que o IPCA.

De posse dessa informação, se você tem dois alugueis de mesmo valor, sendo um reajustado pelo IPCA e outro pelo IGPM, qual você escolhe?

Entendeu?

Pelo mesmo motivo, normalmente você verá investimentos remunerados com base no IPCA, mas não com base no IGP-M, que é bem maior.

E você, já conhecia este índice?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *