Aumento da Taxa Selic para 2,75%: o que muda?

Aumento da taxa selic para 2,75%

Com o aumento da Taxa Selic para 2,75% ao ano, frente aos 2% anteriores, algumas coisas mudam. Mas o que muda exatamente? Vejamos.

Aumento da Taxa Selic para 2,75%

Todo aumento ou diminuição da Selic ocorre por um motivo e com um objetivo. O Banco Central se reúne a cada 45 dias por meio do COPOM – Comitê de Política Monetária, que é uma cúpula formada por diretores do Bacen. Essa cúpula define a Selic Meta, que é a taxa básica de juros da economia. Na prática, o que vale é a Selic Over, que fica um pouquinho abaixo da meta definida pelo Bacen.

Sugestão de leitura: O que é Taxa Selic?

Pois bem, essa taxa serve de parâmetros para as outras taxas de juros da economia. Se a Selic aumenta, as taxas de empréstimo tendem a acompanhar. Assim, o crédito fica mais caro. Com o crédito mais caro, a inflação tende a diminuir, pois o consumo diminui.

Desse modo, o Bacen utiliza o aumento da Selic para tentar diminuir a inflação. Com a redução do consumo, os preços esfriam e diminuem. Bem, ao menos essa é a tendência, o objetivo. Com a inflação batendo alarmantes 5% no acumulado anual, o Bacen está tentando controlar esse aumento de preços por meio da Selic.

Investimentos

Todos os investimentos atrelados à Selic ou ao CDI têm um aumento na rentabilidade com o aumento da Selic. Os investimentos que rendiam 100% do CDI, como a conta do Nubank, passaram de um rendimento de 1,90% ao ano para algo em torno de 2,65% ao ano.

Sugestão de leitura: O que é uma conta digital?

O Picpay, por outro lado, adotou uma estratégia diferente: ele vinha rendendo a 210% do CDI: quase 4% ao ano. Com o aumento da Selic, ele reduziu o rendimento para 150% do CDI, o que continua representando quase 4% ao ano.

Dólar

Outro efeito do aumento da Selic pode ser visto no dólar. Como os investimentos de renda fixa ficam mais atrativos, isso pode atrair investimentos estrangeiros. Com a entrada de mais dólares na economia, o real tende a se desvalorizar frente ao dólar.

Assim, o amento da taxa Selic para 2,75% funciona como uma forma de tentar controlar o aumento do preço do dólar frente ao real.

Tendência de Alta

A tendência é que novos aumentos na taxa Selic ocorram até o final do ano. O Bacen já fez sinalizações neste sentido e nos próximos meses devemos ver uma Selic ainda maior.

O que você achou desse aumento da Taxa Selic para 2,75%? Comenta aqui embaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *