Gastar menos do que se ganha é essencial

Gastar menos do que se ganha

A regra básica para não incorrer em dívidas é gastar menos do que se ganha. A regra básica para construir riqueza é gastar menos do que se ganha e investir a diferença. Tudo começa por essa base. Mas como gastar menos do que os rendimentos de forma sistemática?

Gastar menos significa viver de acordo com seus rendimentos

Gastar menos
https://twitter.com/naoseiinvestir/status/1329120202177581058

Muitas pessoas supõe que os seus gastos são limitados pelos seus rendimentos. Assim, se eu ganho 2 mil reais, posso gastar até 2 mil reais.

Tal raciocínio, entretanto, despreza a ideia da poupança. Se eu me dispuser a gastar, no máximo, aquilo que eu ganho, isso significa que, ao gastar todo o meu salário, nada sobrará. O raciocínio de consumir todo o salário ainda traz outro problema: falta de margem para lidar com imprevistos. Assim, quando o imprevisto ocorre, só resta uma alternativa: endividamento.

Sugestão de leitura: Dívidas: não faça isso

Por isso o ideal é poupar pelo menos 10% dos seus rendimentos. E para fazer isso de forma sistemática, é interessante contar com apenas 90% dos seus rendimentos.

Contando com 90% dos rendimentos

Assim, se você ganha 2 mil reais, você vai “fingir” que ganha 90% disso, ou 1.800 reais. Assim, os 1.800 reais vão precisar dar conta de todos os seus gastos mensais.

Ganha 3 mil reais? Conte apenas com 90%, ou seja, 2.700 reais.

Assim você se obriga a poupar mensalmente pelo menos 10% do seu salário. Conte com apenas 90% dos seus rendimentos e invista a diferença. No processo, procure aumentar suas fontes de renda, de modo a poder aumentar o seu padrão de vida e os seus aportes em investimentos.

Não consigo gastar menos do que eu ganho

Se o Governo criasse hoje um imposto extra de 10% sobre o seu salário, você seria obrigado a pagar. Em sendo obrigado, você daria um jeito de pagar, certo? O mesmo raciocínio se aplica aos 10% que você deve poupar.

Entretanto, neste caso é bem melhor, porque esses 10% não irão para o Governo, mas sim para você. É um futuro de tranquilidade financeira que você está construindo, então vale a pena ser disciplinado com isso.

Ajuste seu padrão de vida de modo a poupar pelo menos 10% dos seus ganhos. Se puder poupar mais, melhor ainda. Conte com no máximo 90% dos seus rendimentos e você verá um maior equilíbrio nas suas finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *