A regra básica para não incorrer em dívidas é gastar menos do que se ganha. A regra básica para construir riqueza é gastar menos do que se ganha e investir a diferença. Tudo começa por essa base. Mas como gastar menos do que os rendimentos de forma sistemática?
Gastar menos significa viver de acordo com seus rendimentos
Muitas pessoas supõe que os seus gastos são limitados pelos seus rendimentos. Assim, se eu ganho 2 mil reais, posso gastar até 2 mil reais.
Tal raciocínio, entretanto, despreza a ideia da poupança. Se eu me dispuser a gastar, no máximo, aquilo que eu ganho, isso significa que, ao gastar todo o meu salário, nada sobrará. O raciocínio de consumir todo o salário ainda traz outro problema: falta de margem para lidar com imprevistos. Assim, quando o imprevisto ocorre, só resta uma alternativa: endividamento.
Sugestão de leitura: Dívidas: não faça isso
Por isso o ideal é poupar pelo menos 10% dos seus rendimentos. E para fazer isso de forma sistemática, é interessante contar com apenas 90% dos seus rendimentos.
Contando com 90% dos rendimentos
Assim, se você ganha 2 mil reais, você vai “fingir” que ganha 90% disso, ou 1.800 reais. Assim, os 1.800 reais vão precisar dar conta de todos os seus gastos mensais.
Ganha 3 mil reais? Conte apenas com 90%, ou seja, 2.700 reais.
Assim você se obriga a poupar mensalmente pelo menos 10% do seu salário. Conte com apenas 90% dos seus rendimentos e invista a diferença. No processo, procure aumentar suas fontes de renda, de modo a poder aumentar o seu padrão de vida e os seus aportes em investimentos.
Não consigo gastar menos do que eu ganho
Se o Governo criasse hoje um imposto extra de 10% sobre o seu salário, você seria obrigado a pagar. Em sendo obrigado, você daria um jeito de pagar, certo? O mesmo raciocínio se aplica aos 10% que você deve poupar.
Entretanto, neste caso é bem melhor, porque esses 10% não irão para o Governo, mas sim para você. É um futuro de tranquilidade financeira que você está construindo, então vale a pena ser disciplinado com isso.
Ajuste seu padrão de vida de modo a poupar pelo menos 10% dos seus ganhos. Se puder poupar mais, melhor ainda. Conte com no máximo 90% dos seus rendimentos e você verá um maior equilíbrio nas suas finanças.