O que é LCI e LCA?

LCI e LCA

LCI e LCA: o que são? Na renda fixa a gente tem uma série de investimentos que formam uma sopa de letrinhas e estes dois são mais um na turma.

LCI e LCA

Assim, a primeira dica eu já dei: são investimentos de renda fixa. As siglas significam, respectivamente, Letra de Crédito Imobiliária e Letra de Crédito do Agronegócio.

Lembra quando explicamos sobre o CDB? Pois é, no caso do CDB, você empresta dinheiro pro banco, o qual utiliza o seu dinheiro nas operações dele e devolve o dinheiro para você com juros.

Sugestão de leitura: O que é CDB?

LCI e LCA seguem a mesma lógica: você vai emprestar dinheiro pro banco, que vai utilizar o seu dinheiro e devolvê-lo para você, depois de algum tempo, com juros.

Qual a diferença das Letras para o CDB então?

Há duas diferenças principais: a destinação do dinheiro que você empresta para o banco e o imposto de renda.

Destinação do dinheiro

No caso das LCIs e LCAs, o dinheiro que você empresta ao banco só pode ser utilizado para o financiamento dos setores imobiliário e de agronegócio, respectivamente. Enquanto o dinheiro investido em CDB pode ser utilizado pelo banco de outras maneiras, na LCI e na LCA o banco tem a obrigação de utilizar a grana para setores imobiliário e de argonegócio.

Quando você investe em uma LCA, por exemplo, o banco não pode pegar esse dinheiro e utilizar para fazer um empréstimo pessoal simples para uma pessoa física, por exemplo. Ele precisa ser destinado ao agronegócio.

Imposto de renda

Outra diferença é que no CDB você paga imposto de renda. Nas LCI e LCA, não há incidência de imposto de renda.

Isso ocorre porque é de especial interesse do Governo que os setores imobiliário e de agronegócio se desenvolvam. Assim, a isenção de imposto de renda é um incentivo para que mais recursos possam ser destinados a estes setores estratégicos.

“Então sempre vai ser mais interessante investir em LCI e LCA!”

Não se engane. Você vai perceber que as LCI e LCA vão possuir, em regra, rendimentos menores do que os CDB. Assim, no CDB você tem um rendimento nominal maior, mas paga imposto de renda. Nas LCIs e LCAs você tem um rendimento nominal menor, mas não paga imposto de renda.

Inscreva-se na nossa Newsletter Gratuita! Educação financeira no seu e-mail.

Assim, caso esse tipo de investimento faça sentido na sua carteira, cabe colocar na ponta do lápis para ver qual compensa mais.

Todo o restante é igual

Todo o restante é basicamente igual à logica dos CDBs. Assim, há proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e as taxas podem ser pré-fixadas ou pós-fixadas.

Sugestão de leitura: O que é FGC?

No caso das taxas pós-fixadas, costuma se adotar o CDI como referência. Assim, a LCI vai pagar 98% do CDI, por exemplo.

É um investimento interessante?

Cabe você estudar a fundo para ver se é um investimento que faz sentido para você ou não.

Se você gosta de investir em CDB, pode fazer sentido dentro da sua carteira. Afinal, LCI e LCA seguem uma lógica similar aos CDBs, podendo constituir uma forma de diversificar os seus investimentos de renda fixa.

Por serem títulos privados, eles possuem maior risco que o Tesouro Direto, por exemplo. Entretanto, há a cobertura do FGC, como eu disse acima, o que dá uma camada extra de segurança.

Sugestão de leitura: O que é o Tesouro Direto?

Pessoalmente, prefiro ser bastante conservador na renda fixa, dando preferência para o Tesouro Direto, e tomar mais risco em lugares com potencial maior de retorno, como ações. Mas isso é o que faz sentido dentro da minha estratégia de investimentos, que pode ser completamente diferente da sua.

E você, já conhecia as LCIs e LCAs? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *