Ouro como reserva de valor

O que é reserva de valor

O dólar é uma opção super interessante de reserva de valor. O metal já possui valor há milênios e é muito provável que continue assim, já tem resistido à prova do tempo. Vamos falar sobre como incluir o ouro na sua reserva de valor.

Reserva de valor

Reserva de valor é uma parte do patrimônio com característica defensiva. Basicamente, é uma reserva para situações extremas. Pense em um apocalipse: o País quebra e o real perde completamente o seu valor. Se você tiver dólares, pode conseguir trocar isso por comida. Se você tiver ouro e bitcoin, pode se virar, até mesmo sobreviver para sair do País e tentar a vida em outro lugar.

“Nossa, que exagero!”

Sim, exato. A reserva de valor existe para enfrentar o imponderável, aquilo que parece que nunca vai acontecer. Eu já falei sobre reserva de valor aqui no site, de modo que, se você está confuso ou confusa, leia primeiro o artigo a seguir.

Sugestão de leitura: O que é reserva de valor?

Ouro

O dinheiro pode ser impresso continuamente e perder seu valor. O ouro, por outro lado, é um metal escasso, que tem o seu valor mais do que provado pelo tempo e que tende a continuar mantendo valor ao longo dos séculos.

Assim, ele é uma ótima opção de reserva de valor.

Entretanto, não confunda ouro com coisas que acompanham o valor do ouro. Um ETF que segue o valor do ouro serve como reserva de valor? NÃO. Sempre que falamos de reserva de valor, falamos de ouro físico. Muitos colegas discordarão, mas essa é a linha que adotamos aqui no site.

O exemplo aqui é bem similar ao exemplo do dólar como reserva de valor. Se o caos se instaurar no País e a Bolsa de Valores fechar, como é que você vai sacar seu querido ETF? Reserva de valor precisa estar à mão, para ser utilizada em caso de necessidade. Assim, ETFs de ouro, fundos de ouro e similares não servem. Só ouro físico.

Sugestão de leitura: Dólar como reserva de valor

Onde adquirir ouro físico?

Há dois locais que são bem tradicionais para a compra do metal.

Um deles é a Ourominas, com mais de trinta anos de mercado. Possui lojas físicas, sendo possível também fazer o pedido pelo site e receber em casa. Outra opção bem tradicional é a Parmetal, com seus cinquenta anos de mercado. Reforçando que não temos qualquer parceria com qualquer dessas empresas. São apenas referências de duas empresas com bastante tempo de mercado.

Como já dissemos aqui, convém começar sua reserva de valor com o dólar, de simples aquisição e armazenamento. Em seguida você pode comprar um pouco de ouro. Lembrando que a reserva de valor não é um item obrigatório dentro do seu portifólio de investimentos, mas é uma parte interessante para prestar alguma atenção, conforme seus investimentos cresçam.

Assim, não há necessidade de investir grandes quantias. Uma pequena porcentagem da sua carteira em reserva de valor já é suficiente para construir mais uma barreira de defesa no seu patrimônio.

Onde armazenar?

A decisão de onde armazenar ouro é extremamente pessoal. Algumas pessoas preferem guardar no banco, entretanto tenha em mente que haverá cobrança de taxa de custódia. Pessoalmente, acho mais interessante armazenar em casa mesmo. Até porque, como eu disse, a reserva de valor tende a ser um pequeno percentual do seu patrimônio. Não guarde um milhão de reais em barras de ouro em casa, combinado?

E você? Tem reserva de valor ou acha proteção demais? Conta aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *