Você sabe o que é uma ADR? Já ouviu falar? Neste artigo vamos conversar um pouco sobre isso!
ADR – American Depositary Receipt
ADR significa American Depositary Receipt ou Recibo de Depósito Americano, em tradução livre. Assim, ela é um certificado de ações de empresas de fora dos Estados Unidos, negociados na Bolsa Americana.
Ficou confuso? Vamos ver.
Se você já jogou video games, provavelmente conhece a Nintendo, uma famosa marca japonês de consoles e jogos.
Se a Nintendo quer lançar suas ações na Bolsa Americana, por exemplo, ela pode fazer isso por meio de ADRs: assim, ela consegue captar na Bolsa dos Estados Unidos e negociar os seus papéis lá.
Por que as empresas lançam ADRs?
As empresas fazem isso porque o mercado americano é o maior do mundo. Assim, é interessante ter ações negociadas lá. O investidor, por sua vez, também se beneficia: ao acessar as bolsas dos Estados Unidos, consegue investir em empresas do mundo inteiro.
Sugestão de leitura: Por que investir no exterior?
Aliás, as empresas brasileiras também lançam ADRs lá nos Estados Unidos: a Ambev é um exemplo. Para nós, entretanto, nunca vai fazer sentido adquirir uma ADR de empresa brasileira, pois temos acesso a essas ações na nossa própria bolsa.
Vale a pena comprar ADRs?
Pode valer a pena, sim, dependendo das necessidades da sua carteira de investimentos. Acessando a Bolsa Americana você já vai ter uma gama enorme de boas empresas para investir de forma bem diversificada.
Ainda assim, caso sinta a necessidade de comprar ações de empresas de outros países, por meio do mercado americano, as ADRs podem servir aos seus objetivos. Para tanto, vale a pena se aprofundar no estudo delas e ver quais as características detalhadas do investimento e se elas fazem sentido para você.