Quando eu fui bancário, havia meta de vendas título de capitalização. Eu não vendia muito bem, isso porque eu nem entendia ainda muito de investimento. Afinal, estava começando na carreira bancária, a qual eu largaria dois anos depois. Entendesse um pouco melhor, eu nem ousaria oferecer aquele produto.
Para muitas coisas em investimentos, há um “depende”, mas neste caso, não.
Título de capitalização é um péssimo investimento.
Título de capitalização – funcionamento
A rigor, nem dá para considerar a capitalização um investimento.
Funciona assim: a capitalização é uma aplicação, normalmente programada, em que todo mês é debitado um valor da sua conta, por um tempo determinado.
Você concorre a prêmios durante a vigência do seu título de capitalização e, ao final, retira todo o dinheiro aplicado, com alguma correção. Normalmente essa correção ocorre pela taxa referencial, que é baixíssima, quando não é zero.
Pode parecer até ok, mas não se engane: é um péssimo negócio.
Muitas vezes apenas uma parte do dinheiro tem alguma correção, não ele todo. Assim, o dinheiro depositado vai perder feio para a inflação durante esse processo. Sua melhor chance está em ser sorteado e ganhar o prêmio, pois retirar um dinheiro mal remunerado e corroído pela inflação é um péssimo negócio.
Poupança
As capitalizações sempre foram vendidas como um produto para estimular a poupança. Afinal, o dinheiro é debitado mensalmente, sem que o cliente tenha que agir, formando uma poupança que ainda permite concorrer prêmios.
Entretanto, os péssimos rendimentos, que muitas vezes só incidem sobre uma parte do dinheiro, a comum falta de liquidez (você só pode sacar o dinheiro ao final do prazo combinado) e a corrosão pela inflação tornam a capitalização um péssimo investimento.
Assim, prefira investir em outros instrumentos de renda fixa, com rendimentos mais interessantes.
Sugestão de leitura: Como escolher o melhor título do Tesouro Direto
Caso opte por um título de capitalização, compre-o por aquilo que ele é: uma mera loteria, em que você paga para concorrer prêmios e resgata o dinheiro no final.
Como investimento, simplesmente não funciona: péssimo rendimento e baixa liquidez. É quase tão bom quanto deixar dinheiro embaixo do colchão, no final das contas.