Promessas de fim de ano

promessas de fim de ano

Chega dezembro e começa aquele balanço básico do que foi feito e do que ficou por fazer. Principalmente, começamos a pensar nas promessas de ano novo.

Embora bem intencionadas, de nada adiantam as promessas que ficam somente no papel, sem ação. Algumas áreas alvo dessas promessas normalmente incluem tarefas difíceis, como perder peso, fazer mais dinheiro, eliminar dívidas.

Como meu nicho se trata de finanças, vou me deter um pouco mais na parte financeira.

Quando pensamos na palavra “promessa”,  pensamos em algo forte, certo? Por isso normalmente ela vem ligada a uma grande meta, a um grande objetivo. Não tenho como saber em qual estágio financeiro você está: você tem dívidas? Você investe? Você tem reserva de emergência? Você tem um emprego? Você está progredindo em uma determinada carreira?

Não tenho como saber nada disso. Mas se você tem uma meta financeira e um objetivo financeiro para o próximo ano, cabe lembrar que, normalmente, há um modo de conseguir chegar lá.

Promessas de fim de ano: dívidas

Se você tem dívidas, qualquer promessa financeira tem que girar em torno de minimizá-las ou exterminá-las. A palavra realmente é “extermínio”, porque as dívidas e seus juros tem um poder corrosivo sem tamanho nas suas finanças que empobrece você um pouquinho mais por mês.

Basta pensar que uma dívida carrega juros embutidos, que são o pagamento que você faz ao banco para poder usar um dinheiro que você não possui. Os juros normalmente são o preço pago ao antecipar um consumo com o qual ainda não temos condição financeira de arcar. 

Dívidas são o seu caso? Que tal fazer um plano para diminuí-las ou acabar com elas de vez?

Tente renegociá-las para reduzir os juros e montantes devidos. Ao mesmo tempo, desenhe um plano de redução de gastos, com prazos definidos, para que sobre o dinheiro necessário ao pagamento das dívidas. Ao estar livre de dívidas, você alcança um novo patamar de tranquilidade financeira. É uma promessa de ano novo que de fato vale a pena ser feita e colocada em prática.

E lembre-se de gastar menos do que ganha, via de regra, vivendo um degrau abaixo dos rendimentos. Viver um degrau acima vai gerar novas dívidas, justamente o que deve ser evitado.

Promessas de fim de ano: reserva de emergência

Se suas contas estão um pouco mais equilibradas, uma boa promessa de fim de ano é montar a sua reserva de emergência, total ou parcialmente. Gosto bastante desse tipo de promessa, pois ela é bem previsível: você tem um número objetivo para sua reserva e você sabe quanto precisa juntar por mês para chegar lá.

Exemplo: quero alcançar R$ 3.000 na minha reserva de emergência no próximo ano.

Para tanto, basta dividir os 3.000 por 12, e temos exatos 250 reais mensais que devem ser poupados para atingir esse objetivo. Como qualquer aplicação que você usar para a sua reserva renderá juros, no final os valores somarão até mais do que os 3 mil iniciais!

Veja que temos uma meta quantificável (3 mil reais) e facilmente divisível (250 reais por mês), o que permite ter um plano simples para ser atingida.

Promessas de fim de ano: investir X reais por mês

Se você já está com as contas em dia e já tem uma boa reserva de emergência, uma promessa boa pode ser de separar um percentual mensal da sua renda para investir.

10% é um número que muitas pessoas gostam de usar, mas tudo vai depender da sua realidade. Pode ser que você consiga mais ou menos que isso. Se for mais, ótimo! Se for menos, tente separar esses 10% para se pagar, colocando esse dinheiro mensalmente nos investimentos de sua preferência. No longo prazo, esse hábito gera excelentes frutos.

Qual a sua promessa?

Promessas e metas são extremamente pessoais, por isso aqui estou deixando apenas alguns exemplos para a área financeira. Eventualmente você pode se encaixar em um deles, quem sabe?

De qualquer modo, vou deixar aqui algumas indicações para estudo e para viabilizar o alcance desses objetivos. Tenho três livros escritos que podem te ajudar muito, mas vou colocar artigos aqui do site além de vídeos do meu canal.

Bons estudos, boas festas e bons investimentos!

Indicações

E-books:

Pequeno Manual da Reserva de Emergência

Tesouro Direto para Leigos

99 Modos de Economizar

Vídeos:

Simulador do Tesouro Direto: como funciona?

O que é um holder e como ele ganha?

Como começar a investir em FIIs?

Artigos do Site:

Reserva de Emergência

O que são ações?

O que é o Tesouro Direto?

Diversificação

Cursos:

Reserva de Emergência do Zero

Método Mapa do Tesouro Direto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *