Dentro do mundo dos investimentos, muito se fala sobre corretora. Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre as corretoras de valores.
Corretora de valores
Uma corretora de valores faz o intermédio da compra e venda de títulos financeiros. Simplificando: quando você precisa comprar frutas, você dá um pulinho na feira. Chegando lá na feria você compra o que precisa: banana, maçã, laranja, temperos, verduras e por aí vai.
A feira é a corretora de valores. As frutas, temperos e verduras são os diferentes tipos de investimento que você compra.
Quando você quer comprar uma ação de uma empresa, por exemplo, você não vai bater na porta da empresa para comprar essa ação. Você vai enviar uma ordem à corretora, que vai fazer o intermédio dessa compra para você.
Assim como você precisa ir à feira para comprar frutas, você precisa de uma corretora para comprar investimentos.
Banco e corretora é a mesma coisa?
Não, banco e corretora são coisas diferentes.
Às vezes você vai ver lá que seu banco permite fazer investimentos, mas acontece que muitos bancos possuem uma corretora própria. É por isso que você tem acesso a investimentos como ações, por exemplo, através do seu banco.
Muitas corretoras de grandes bancos, entretanto, podem cobrar taxas mais altas, então vale a pena dar uma pesquisada em outras corretoras e escolher a que melhor se adequa a seus investimentos.
A corretora do seu banco, por exemplo, pode comprar 20 reais para você comprar ou vender ações, enquanto outras corretoras cobram 10 reais ou nem cobram nada por isso.
Como escolher minha corretora?
Primeiramente é importante dizer: você pode abrir conta em quantas corretoras quiser e testar qual (ou quais) se adequa às suas necessidades.
Isso porque a abertura de conta é gratuita e não há taxas para manter sua conta aberta na corretora, via de regra. Então você pode abrir a conta e testar.
Alguns pontos para você analisar:
- Site: recursos, facilidade de uso, estabilidade
- Aplicativo: recursos, facilidade de uso, estabilidade
- Taxas: cobrança de taxas para investir
- Opções de investimento: quais opções de investimento são oferecidas
- Suporte: atendimento da corretora
Há corretoras como a Clear e a Rico, por exemplo, que não cobram taxas de corretagem para compra e venda de ações. Corretoras como a Easynvest não cobram taxa para investir em títulos públicos e oferecem vários tipos de investimento de Renda Fixa, como CDB’s, LCI’s, LCA’s, o que já não é o foco da Clear, por exemplo.
Ao procurar corretoras para investir, procuro aliar uma corretora com site e aplicativo bacanas e que cobrem o mínimo de taxas. Outras pessoas preferem pagar taxas em troca de uma plataforma mais robusta. Não há certo ou errado.
Só leve em conta que, principalmente quando os aportes são pequenos, uma taxa muito alta pode ser complicada. Se eu invisto 100 reais em ações e a corretora me cobra 10 reais pela operação, eu já começo com 10 reais negativos no meu investimento.
Veja qual é a sua realidade e escolha de acordo com seus critérios. No final, todas permitem fazer os seus investimentos e algumas tem um foco maior ou menor em títulos de renda fixa.
Como abrir conta em uma corretora?
O processo normalmente é bem simples. Você entra no site, preenche os dados e manda fotos dos seus documentos, caso seja solicitado.
Aqui vai uma lista de algumas corretoras para você dar uma pesquisada:
Lembrando que não possuímos vínculo com qualquer das corretoras acima, ok? São só exemplos para você começar suas pesquisas.
E você, já tem conta em corretora? Se sim, em quais? Conta a experiência com a sua corretora para enriquecer ainda mais esse post, comenta aqui embaixo!