O que é o Tesouro Direto?

O que é o tesouro direto

Chegou a hora de falar do Tesouro Direto, um dos investimentos mais conhecidos dentro da Renda Fixa. Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre isso.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa que possui como objetivo democratizar a compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas, por meio da internet. É direto já que a pessoa pode comprar o título diretamente. Os títulos públicos nem sempre foram acessíveis a qualquer pessoa. Hoje, podemos investir nessa modalidade a partir de valores modestos.

A ideia de democratizar já aparece no valor mínimo para investimento: é possível investir nele com cerca de 40 reais, por exemplo.

Como investir no Tesouro Direto?

Para investir é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. Daí basta transferir o dinheiro do seu banco para a corretora, escolher o título de sua preferência e investir.

Como funciona?

Quando você investe em um título público, você está emprestando dinheiro para o Governo.

SIM, EMPRESTANDO PARA O GOVERNO!

Se no CDB você empresta dinheiro para bancos, aqui você empresta para o Governo. Só daí já dá pra perceber que o risco de investir no Tesouro Direto é muito pequeno, pois em último caso o Governo imprime dinheiro e paga.

Por isso o Tesouro, de modo geral, entra na modalidade mais conservadora de investimento, para quem não quer correr muitos riscos.

Não é objetivo deste artigo entrar nos tipos de investimento do tesouro, mas tão somente dar as primeira noções sobre ele. Em outro artigo, falarei dos tipos de títulos que você pode acessar no Tesouro Direto, ok?

E você, já sabia o que eram os títulos do governo? Investe neles? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *