O que é Renda Passiva?

Renda Passiva

Passividade normalmente não parece algo bom, o que não é o caso quando falamos de rendimentos. Sabe o que é renda passiva? Vamos conversar um pouco sobre isso!

Renda Ativa x Renda Passiva

Para entender o conceito, nada melhor do que ver o outro lado: a renda ativa.

Renda ativa é aquela que necessita de alguma atividade da sua parte para que ela seja ganha. É aquele que você precisa trabalhar para ganhar. Assim, a renda decorrente do seu emprego é renda ativa.

Se você faz bolos para vender, essa renda é ativa: depende de uma atividade. Se você passeia com cachorros e faz uma renda extra com isso, essa renda é ativa: você só ganha se desempenhar a atividade de passear com os cachorros.

A renda passiva, por outro lado, não depende de esforço. Ela vai cair na sua conta, mesmo que você não faça nada para isso.

Como assim?

Façamos uma analogia com a poupança. Se você puser 10 mil reais na poupança e deixar eles parados lá, no próximo mês vai cair uns 11 reais lá a título de juros.

Você teve que fazer algum trabalho específico para isso acontecer? Não.

Você teve que desempenhar alguma atividade para estes 11 reais de juros caírem na sua conta? Não.

Basicamente, isso é a renda passiva: um dinheiro que cai na sua conta e que independe de você desempenhar um trabalho específico para isso.

Exemplos

Os exemplos tornam a visualização mais fácil. Quando você investe em ações, você possui uma pequena parte do capital da empresa, o que dá direito a participar dos lucros dela. Estes lucros podem ser distribuídos em forma de dividendos, por exemplo

Os dividendos são uma forma de renda passiva. Eles caem na conta da sua corretora simplesmente por você possuir ações de determinadas empresas.

Assim, os rendimentos que são oriundos dos seus investimentos, via de regra, são renda passiva: você não precisa trabalhar por eles. É nesse ponto que seu dinheiro começa a trabalhar para você.

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são famosos neste quesito de renda passiva, pois costumam pagar seus proventos de forma mensal. Assim, os cotistas recebem o dinheiro referente aos aluguéis dos imóveis do FII mensalmente, bastando possuir cotas do FII para isso. Uma renda que pinga independente de um esforço ativo ou de um trabalho específico.

Outro exemplo: suponhamos que você escreva um livro digital e coloque ele para ser vendido em algum site. Você tem o trabalho de escrevê-lo e as vendas dele são uma renda ativa. Só que, a partir de determinado momento, ele se torna uma fonte de renda passiva: ele continuará vendendo no site e você não precisará se preocupar com logística, entrega, etc, já que o site hospeda e continua vendendo seu livro para você. É o que acontece se você escrever um livro digital e publicar na Amazon, por exemplo.

Concluindo

A ideia é aumentar cada vez mais sua renda passiva, pois isso traz um duplo benefício: você ganha mais uma fonte de renda, passando a depender cada vez menos da renda do emprego, e ganha tranquilidade financeira.

É necessário buscar múltiplas fontes de renda para não ficar dependente apenas de um emprego, por exemplo. E a renda passiva proveniente de investimentos é sensacional nesse ponto, porque ela vai cair lá periodicamente, enquanto você desenvolve outras atividades para ganhar mais dinheiro.

E você, já recebe renda passiva? Conta aqui nos comentários!


Sugestões de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *