O que são Fundos de Investimento Imobiliário?

fundos de investimento imobiliário

O nome é longo: Fundos de Investimento Imobiliário. A ideia é relativamente simples. Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre isso!

Imobiliário = Imóvel

Imagine se você pudesse ser dono de um pedacinho de um shopping. Imóveis desse tipo tendem a se valorizar ao longo do tempo e pagam aluguéis, certo? Afinal, o dono do shopping recebe aluguel das lojas do shopping.

A ideia básica é essa.

O Fundo de Investimento Imobiliário é, de forma simples, um fundo cuja grana é investida em imóveis ou títulos relacionados a imóveis. O dinheiro do fundo é dividido em várias partes, às quais damos o nome de cota.

Exemplo

Suponhamos um Fundo de Investimento Imobiliário que investe em shoppings. A cota é o menor valor negociável do fundo, o valor mínimo que você precisa pagar para fazer parte dele. Então suponhamos que a cota desse fundo vale 100 reais.

Assim, você precisa desembolsar 100 reais para comprar uma cota desse fundo; 200 reais para comprar duas cotas e assim por diante. A partir do momento que você adquire uma cota, você passa a ser cotista do fundo, tendo os direitos e deveres que surgem daí.

Um dos direitos é o recebimento de aluguéis, também chamados de proventos, já que os FIIs são obrigados a distribuir pelo menos 95% das suas receitas. Então se o shopping recebe aluguéis, você receberá aluguéis como cotista do fundo.

Na prática, é como se você fosse dono de um pedacinho do shopping.

A cota do FII que você comprou pode se valorizar ou desvalorizar ao longo do tempo, já que os Fundos de Investimento Imobiliários são renda variável. Na prática, você verá que elas variam da mesma forma que ações, só que de forma mais lenta e menos agressiva.

Como os fundos de investimento imobiliário variam menos do que ações, muitas pessoas recomendam começar na renda variável justamente pelos FIIs, para se acostumar com as variações.

Renda passiva

Justamente por esse sistema de pagamentos mensais de proventos, os FIIs são um ótimo instrumento para gerar renda passiva: rendimentos que caem mensalmente na sua conta, independente do seu trabalho.

É realmente como receber aluguéis mensalmente de um imóvel. E tal qual um imóvel, as cotas do FII podem se valorizar ou se desvalorizar. Daí que você precisa buscar bons FIIs, donos de bons imóveis, para ter uma boa renda passiva e uma valorização no longo prazo.

O meu exemplo aqui foi shopping, mas há fundos de investimento imobiliário de diversos tipos: galpões logísticos, lajes corporativas (escritórios), universidades, agências bancárias, varejo, hospitais e por aí vai.

Vantagens dos Fundos de Investimento Imobiliário

Uma das principais vantagens dos FIIs é que eles possibilitam o acesso a imóveis que normalmente seriam inacessíveis a nós. É impossível para um investidor comum ser dono de partes de empreendimentos imobiliários do porte de shoppings e galpões logísticos, por exemplo.

Outra vantagem é o investimento baixo: boa parte das cotas de FIIs custam na faixa de 100 a 200 reais, sendo que há cotas a partir de valores módicos, que não chegam a 10 reais. Assim, é um investimento extremamente acessível.

Uma terceira vantagem diz respeito à facilidade de entendimento: a familiaridade que temos com imóveis torna mais fácil entender os fundos de investimento imobiliário, facilitando iniciar os estudos desse tipo de investimento.

E você, já conhecia os fundos de investimento imobiliário? Já investe neles? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *