Análise de Perfil do Investidor ou API para os íntimos. Talvez você já preencheu esse formulário e nem sabe!
Análise de Perfil do Investidor (API)
O API é usado para… adivinha! Sim, determinar o perfil do investidor! Com o grande número de produtos de investimento disponíveis no mercado, faz-se necessária uma análise básica por parte das instituições financeiras, de modo a determinar os produtos que melhor atendem os interesses do cliente, de acordo com o perfil deste.
A ideia desse formulário é evitar que um cliente com grande aversão a risco invista desavisadamente em ações, por exemplo. Ou que um cliente com apetite pelo risco compre um monte de investimentos super conservadores, que não se enquadram no perfil dele.
Como funciona?
Se você tem conta em uma corretora de valores, possivelmente já passou por isso. Logo depois de abrir a conta, ao realizar o primeiro acesso, é comum vir uma série de perguntinhas para “definir o seu perfil”.
Sugestão de leitura: o que é uma corretora de valores?
São coisas como “qual o prazo de investimento dos seus recursos?”, “se as ações caírem dez por cento, o que você faz? Vende? Compra mais? Não faz nada?”. Com base nas suas respostas, ele define um perfil básico para você, que pode ser: conservador, moderado ou arrojado.
Conservador
O conservador evita correr riscos. Assim, a característica básica desse perfil é investir em produtos mais seguros, ainda que com rendimentos mais modestos. Tomar risco, ainda que com possibilidade de maiores ganhos, não é muito a praia do conservador.
Sugestão de leitura: renda fixa x renda variável.
Moderado
Este aqui já se permite correr alguns riscos, mas ainda mantém um pé na segurança. Ou seja, há um maior equilíbrio: o gosto por investimentos mais conservadores se mescla a um pouco mais de risco, em busca de rentabilidades mais interessantes.
Arrojado
Por fim, o arrojado ou agressivo é aquele que se permite correr maiores riscos em troca de melhores rentabilidades. O risco é justamente a medida pela qual as coisas podem sair diferente do esperado, ou seja, aqui você corre risco, mas espera um prêmio maior em troca.
Na prática…
A verdade é que o equilíbrio tende a ser a melhor resposta para tudo. Entretanto, você pode se considerar um investidor moderado e o seu perfil dar algo diferente disso. Como resultado, se você fizer um investimento que teoricamente não se enquadre no seu perfil, o sistema avisará.
Nesse caso, siga as instruções. Você pode refazer o perfil ou simplesmente realizar o investimento, sinalizando que está ciente dos riscos. Isso é bem comum de acontecer se o seu perfil for conservador e você tentar investir em ações, por exemplo. Provavelmente vai surgir um aviso na tela.
Sugestão de leitura: o que são ações?
A análise de perfil do investidor é obrigatória a cada 24 meses. Por isso, caso você já tenha feito e a sua corretora solicite refazer, é apenas para cumprir a lei e garantir que seu perfil de investidor está atualizado.
E você, já sabia o que era o API? Comenta aqui embaixo!