No mercado financeiro temos a figura do trader, um termo do qual talvez você já tenha ouvido falar. Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre isso!
Trader
A palavra trader vem do inglês e significa negociante. No mercado financeiro, ela é usada para designar a pessoa que compra e vende ações com foco em curtíssimo e curto prazo, fazendo lucro com a diferença dos preços de compra e de venda dos ativos.
Há traders que trabalham também em médio prazo, mas o maior foco é embolsar o lucro em curto ou curtíssimo prazo. Quando a compra e a venda do ativo é realizada no mesmo dia, chamamos essa operação de day-trade; quando a compra é realizada em um dia e a venda é efetuada em outro, chamamos a operação de swing trade ou simplesmente trade.
Compra na baixa e vende na alta
Provavelmente você já ouviu que para ganhar dinheiro com ações, você precisa comprá-las na baixa e vendê-las na alta. O que isso significa? Basicamente, que você deve comprar uma ação quando ela cair de preço, quando ela estiver desvalorizada. Assim, você espera ela subir, vende e realiza o lucro.
Vamos utilizar um exemplo para ficar mais fácil de visualizar.
Suponhamos que você compra 10 ações da Petrobrás por 20 reais cada ação. 10 ações da Petrobrás por 20 reais cada = 200 reais. Você tem expectativa de que a ação vai subir, por isso aguarda. Alguns dias depois, ela tem sucessivas altas e chega aos 25 reais. As ações que você possui se valorizaram, de modo que agora você tem 10 ações que valem 25 reais cada. O seu total é de 250 reais.
Se você vende essas ações neste momento, você vai vender por 250 algo que você comprou por 200 reais. Assim, você teve 50 reais de lucro na operação. É esse o mecanismo usado pelo trader: comprar uma ação na baixa, desvalorizada, e vender na alta, embolsando o lucro.
Análise técnica
O trader costuma se utilizar da análise técnica, também chamada de análise gráfica, para fazer suas operações. Com base em padrões históricos, um trader consegue visualizar que, por exemplo, toda vez que a Petrobrás bate em 20 reais, ela sobe. Neste caso, os 20 reais constituem um suporte, um valor que, sempre que atingido, constitui uma mínima difícil de ser perfurada. Assim, 20 reais é um ótimo preço de compra, seguindo essa lógica.
Entretanto, quando a ação desce abaixo desses 20 reais, tudo pode acontecer.
Assim, a análise técnica olha para padrões e busca a repetição constante desses padrões para fazer projeções. Dentro dessas projeções, o trader tenta operar para fazer lucro com a compra e venda de ações. Há mais coisas a se analisar? Sim, com certeza. Mas o conceito básico é esse.
Lembrando que aqui a Petrobrás é apenas um exemplo ilustrativo. Essa análise não é verídica, mas meramente exemplificativa.
Trade: por que não fazer?
Há uma rixa entre os investidores de longo prazo e os traders, uma rixa saudável, de cada um defendendo o seu ponto de vista. Embora respeite quem utiliza análise técnica e opera em curto prazo, acredito que o investimento em longo prazo beneficia mais o investidor médio, o que é o meu caso e pode ser o seu também.
O trade exige muito mais. Exige acompanhamento contínuo e de perto, exige estar ligado em todas as notícias, exige bastante do emocional também. O timing de entrada é problemático, pois é difícil saber quando é a hora certa de comprar. No day-trade então, é pior ainda, tanto que a taxa de sucesso de day-traders na Bolsa de Valores é extremamente baixa.
E isso é um problema, porque vários lugares vendem a imagem do trader como a pessoa que ganha dinheiro facilmente em casa, operando diariamente na Bolsa de Valores. Não caia nessa. Operar em curto prazo é difícil, exige bastante acompanhamento, estudo, energia e preparo psicológico e emocional para lidar com o sobe e desce diário da Bolsa.
Longo prazo
A Bolsa costuma premiar o investidor de longo prazo, sendo esta a forma que eu acredito, utilizo e recomendo. O patrimônio, quanto mais você deixa quieto e por mais tempo, mais aumenta. Quanto mais você mexe nele, mais ele diminui.
Para as corretoras o trade é interessante, porque gera taxas. Para o investidor, nem sempre ele será a melhor forma de investir. E eu sei que, quando você começar a mexer em Bolsa é muito provável que você queira se aventurar como trader. Eu fiz isso quando comecei e quase todo mundo que eu conheço fez ou faz isso. Algumas vezes precisamos aprender com os nossos próprios erros, mas se pudermos aprender com os erros dos outros, é melhor ainda.
Assim, digo que traders não podem ter bons resultados? Longe disso. Entretanto, na média, investidores de longo prazo são recompensados pela Bolsa. Basta ver que os nomes mais famosos no mundo dos investimentos trabalham com uma mentalidade de longo prazo e não de curto. Warren Buffet, fora do Brasil, e Luiz Barsi Filho, no Brasil, são dois exemplos pra você dar uma olhada e se inspirar.