Se temos o Ibovespa para as ações, temos o IFIX para os fundos imobiliários. O IFIX é o principal índice de referência para medir o desempenho médio dos fundos de investimento imobiliários. Assim, vamos conversar um pouco sobre este índice.
IFIX: o que é?
A sigla IFIX significa Índice de Fundos de Investimento Imobiliários (não me pergunte o porquê do X no final da sigla). Ele está para os FIIs tal qual o Ibov está para as ações.
Sugestão de leitura: O que significa Ibovespa?
Assim, ele dá uma referência geral de como o mercado de FIIs está performando.
Como funciona?
O IFIX é muito mais elástico quando comparado ao Ibovespa, pois os critérios do índice de fundos são menos exigentes. Desse modo, na prática, a maioria dos FIIs listados na B3 fazem parte do índice.
Tal qual o Ibov, aqui também há diferentes pesos para cada fundo que compõe o índice. O que manda é o valor de mercado do FII: quanto maior o valor de mercado, maior o peso do fundo no índice.
Importância do IFIX para o investidor
O índice é utilizado para mensurar o desempenho geral dos FIIs da Bolsa, mas ele não deve ser um grande motivo de preocupação para o investidor, especialmente para o investidor de longo prazo.
Pense que o IFIX inclui um número muito grande de FIIs, inclusive FIIs que não possuem fundamentos tão interessantes. Sua maior preocupação deve ser a de escolher bons fundos imobiliários para compor a sua carteira de investimentos.
Assim, o índice tem sua importância para mensurar o desempenho geral dos fundos, mas pouca importância prática para o investidor. Afinal, você não vai investir no índice, mas sim em fundos imobiliários específicos, segundo sua análise.
E você, já conhecia o IFIX? Comenta aqui embaixo!