Ibovespa: sabe o que significa? Se você está começando hoje no mundo da renda variável, talvez este termo seja familiar, mas ainda não totalmente compreendido. Vamos conversar um pouco sobre ele.
Ibovespa – Índice Bovespa
Ibovespa, também chamado de Ibov, é a sigla para Índice Bovespa, e é o principal índice da Bolsa de Valores Brasileira. O Ibov mede o desempenho de uma carteira teórica com as ações mais negociadas do nosso mercado.
Assim, o que manda é o volume de negociações.
Sugestão de leitura: O que são ações?
Ações com um grande volume de negociações fazem parte do Ibovespa, sendo atribuídos pesos diferentes para cada ação, de acordo com a sua importância dentro do índice. A cada quatro meses o índice é rebalanceado, para dar manter o peso justo de cada ação que compõe o índice, de acordo com o volume de negociações dos últimos meses.
Carteira teórica
Assim, é mais simples do que parece. O Ibov inclui um grupo de ações com bom volume de negociações. É uma carteira teórica, com um pouquinho de participação de cada uma dessas ações. Quando as ações que fazem parte do índice sobem, o Ibovespa também sobe, de acordo com o peso de cada uma. Se uma ação com grande peso dentro do índice sobe muito, essa alta acaba puxando o índice pra cima. A Petrobrás é um exemplo de empresa com grande peso dentro do Ibovespa.
Tenha em mente, entretanto, que esta carteira olha principalmente para o volume de negociações e não necessariamente para a qualidade.
Se você montar uma carteira com boas ações, por exemplo, nada impede que você tenha um desempenho melhor do que o Ibovespa. Isso porque o Ibov inclui as ações mais negociadas, cada uma com um peso, e não necessariamente as melhores ações da nossa Bolsa. Assim, tem bastante empresa dentro do índice que não possui fundamentos tão interessantes, mas que possui volume suficiente para estar ali.
Para consultar a composição do Índice Bovespa, você pode dar uma olhada no site da B3, neste link.
E você, já conhecia o índice mais importante da nossa Bolsa? Comenta aqui embaixo.