Marcação a mercado é um conceito importantíssimo para você não perder dinheiro no Tesouro Direto. E é sobre isso que vamos conversar um pouco neste breve artigo.
Marcação a mercado
Marcação a mercado, de modo simples, é o mecanismo que estabelece quanto o seu título vale em determinado dia, em caso de resgate antecipado. O mercado marca o preço do seu título naquele momento, dizendo quanto ele está disposto a pagar, caso você queira vender.
Assim, suponha que você tem um Tesouro Prefixado, contratado a uma taxa de 8% ao ano. Basta deixar o dinheiro investido até o vencimento para conseguir esta exata rentabilidade. Entretanto, se você precisar do dinheiro antes, ficará sujeito ao preço pago pelo mercado no dia.
Sugestão de leitura: Tesouro Prefixado: o que é e como funciona
É por isso que este conceito é essencial. Se você pensava que não era possível perder dinheiro com renda fixa, saiba que é possível, sim. É possível perder muito.
Como perder?
Para perder dinheiro com Tesouro Prefixado, basta você precisar do dinheiro antes do vencimento, em um momento de azar.
Quando a Taxa Selic sobe, isso tende a gerar um efeito negativo nos títulos prefixados. Basta pensar que, quando você contrata um Tesouro Prefixado, por exemplo, você está apostando na queda da taxa de juros, ou pelo menos na manutenção da taxa de juros.
Vamos a um exemplo.
Suponha que você investiu em um Tesouro Prefixado, pagando 8% ao ano, com vencimento em 2026. Suponha que a Selic está 3,5% na ocasião. Nos próximos meses a Selic vai subindo, subindo… e chega em 8%.
Sugestão de leitura: O que é Taxa Selic?
Você investiu em um Prefixado, que prende o seu dinheiro até 2026, para ganhar 8% ao ano. E agora o Tesouro Selic está rendendo o mesmo! Com liquidez diária, ou seja, você pode resgatar a qualquer momento!
Sugestão de leitura: Tesouro Selic: o que é e como funciona?
Percebe como, nessa ocasião, o seu título Prefixado se tornou desvantajoso? Assim, ele você enxergará o valor do seu investimento despencar com a marcação a mercado, já que o mercado não terá interesse em pagar um valor elevado por um título que rende o mesmo que a Selic.
E como ganhar com a marcação a mercado?
Da mesma forma, se a taxa de juros cair, o seu título tende a se valorizar no curto prazo. Usando o mesmo exemplo anterior, se com seu título Prefixado de 8% você ver a Selic despencar para 1%, terá um título super rentável nas mãos. Assim, a marcação a mercado tenderá a valorizar o seu título no curto prazo, de modo que você verá seu investimento subir além dos 8% acordados inicialmente.
Entretanto, tenha em mente que, deixando o título investido até o vencimento, o rendimento acordado é garantido.
No meio do caminho, o título vai variar bastante, pra cima e pra baixo, em virtude de taxa de juros, expectativas do mercado, etc. O Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA + sofrem com a marcação a mercado, então faz parte do jogo: se você investir em qualquer deles, terá que lidar com essas flutuações.
Sugestão de leitura: Como funciona o Tesouro IPCA?
Aliás, Tesouro Selic não sofre com marcação a mercado, embora muitos pensem o contrário. O que você vai enxergar ao investir neste título é uma pequena taxa extra além da Selic, que pode ser positiva ou negativa. Ela é positiva quando o Governo quer estimular o investimento em Tesouro Selic, e negativa quando o Governo pretende desestimular tal investimento, por já ter bastante reservas investidas neste título.
O ideal é deixar até o vencimento
Particularmente, não presto atenção a estas variações de curto prazo nos títulos. Eu não invisto em Tesouro Prefixado pra especular e, dentre os dois, prefiro investir em Tesouro IPCA+ para longo prazo, de modo a manter o poder de compra do meu dinheiro acrescido de uma taxa prefixada.
Sugestão de leitura: Como escolher o melhor título do Tesouro Direto
Assim, o ideal é investir nestes títulos para deixar o valor lá até o vencimento. Evite colocar dinheiro neles de que você possa precisar antes. Em caso de necessidade, você estará sujeito às flutuações de mercado, podendo ter perdas.