Você sabe dizer qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over? Ambos os termos estão relacionados à Taxa Selic, também chamada de taxa básica de juros.
Sugestão de leitura: O que é Taxa Selic?
Vamos ver quais as diferenças entre as duas.
Taxa Selic
A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, a mãe de todas as outras taxas. Ela serve de baliza, por exemplo, para remunerar investimentos, para empréstimos e por aí vai.
A Selic também é utilizada pelo Banco Central como instrumento de controle da inflação. Quando a inflação aumenta demais, fugindo da meta projetada, o Banco Central costuma aumentar a Taxa Selic, para tentar controlar a inflação.
Sugestão de leitura: O que é inflação?
Por outro lado, quando a ideia é estimular a economia, aí o Banco Central adota outra estratégia: ele diminui a Taxa Selic, de modo a tornar o crédito mais barato e aquecer a economia.
Como o Banco Central altera a taxa de juros?
A cada 45 dias acontecem as reuniões do COPOM – Conselho de Política Monetária. Este Conselho é formado por diretores do Banco Central, que discutem e decidem o rumo da Selic: manter como está, aumentar ou diminuir.
Pois bem, essa taxa definida pelo COPOM é a Selic Meta.
Por que Selic Meta?
O nome explica bem a ideia. É Selic Meta porque é a meta, o objetivo. Assim, quando você vê a notícia dizendo:
Banco Central aumenta a taxa de juros
Banco Central aumentou a Selic
A notícia está falando justamente da Selic Meta, que é esta Selic definida pelo COPOM.
E a tal de Selic Over?
Pois bem, com base na Selic Meta, os bancos transacionam títulos públicos diariamente. A média de todas as negociações de títulos públicos nos dá uma determinada taxa, a qual chamamos de Selic Over.
Por mais que exista uma meta para a Selic, na prática os bancos definem e negociam taxas entre si. É aquela história: na teoria (meta) é uma coisa, mas na prática (over) é um pouco diferente.
Assim, a Taxa Selic Over é a taxa que vale na prática, com base nas negociações diárias de títulos públicos.
Agora que você sabe a diferença entre Selic Meta e Selic Over, vamos ver como isso se aplica aos seus investimentos.
Diferença entre Selic Meta e Selic Over: investimentos
Na prática, a Selic Over acaba ficando abaixo da Selic Meta, normalmente 0,10 abaixo. Assim, se a Selic Meta for 5% ao ano, a Selic Over normalmente vai ser de 4,90% ao ano. Na prática, a Selic Over acaba valendo o mesmo que o CDI.
Sugestão de leitura: O que é CDI?
E qual a taxa que vale para os seus investimentos? Eu tenho certeza de que você está torcendo para que a resposta seja Selic Meta, certo?
Mas é a Selic Over que vale.
Se você pensar um pouco, faz sentido. Afinal, a Selic Over é a taxa negociada efetivamente, na prática. Logo, para os seus investimentos, ela é a que vale. Assim, quando você investe em Tesouro Selic, o seu investimento vai ser remunerado pela Taxa Selic Over.
Tesouro Selic e Taxa Selic Over
Podemos usar o próprio Tesouro Selic para ilustrar.
No site do Tesouro Direto, na data de hoje, o Tesouro Selic 2027 está pagando a seguinte remuneração:
SELIC + 0,2866%
Isso significa que o investimento em Tesouro Selic vai ser remunerado por Selic Over + 0,2866% ao ano. Essa taxinha a mais varia conforme o Tesouro Nacional queira estimular ou desestimular o investimento em Tesouro Selic. Compare com o Tesouro Selic 2024, também na data em que eu escrevo:
SELIC + 0,1634%
Assim, no Tesouro Selic de prazo mais curto temos um rendimento de Selic Over + uma taxinha extra um pouquinho menor do que o Selic 2027. Optar pelo Tesouro Selic de prazo maior costuma render mais não só por isso, mas também porque você demora mais para pagar imposto de renda.
Sugestão de leitura: Tesouro Selic: o que é e como funciona?
E você, sabia a diferença entre Selic Meta e Selic Over? Deixa aqui nos comentários pra gente conversar! E obrigado pela leitura!