Artigo rapidinho por aqui pra dizer que tem mudança no prazo de resgate do Tesouro Direto. As mudanças entraram em vigor essa semana e podem fazer a grana chegar mais rápido na nossa mão em caso de resgate antecipado.
Novo prazo de resgate do Tesouro Direto
A regra antiga era a seguinte: pediu resgate em dia útil, até as 18 hs, o dinheiro estaria na sua conta no dia útil seguinte. Isso valia para todos os títulos do Tesouro: Selic, Prefixado ou IPCA +.
Assim, tínhamos resgate em D+1.
Sugestão de leitura: O que é o Tesouro Direto?
Agora, caso você peça o resgate até as 13 horas, o dinheiro cai na sua conta no mesmo dia. Uma mudança super bem-vinda. Entretanto, há algumas regrinhas.
Regras
Para ter o dinheiro disponível no mesmo dia, é necessário pedir o resgate em dia útil, entre 9:30, horário de abertura das negociações do Tesouro Direto, e 13 horas.
Para os resgates realizados após as 13 horas, o dinheiro só estará disponível no dia útil seguinte.
As regras valem para resgate antecipado (antes do vencimento) de todo e qualquer título disponível na plataforma do Tesouro Direto.
Tesouro Selic
Com a mudança, a parcela da reserva de emergência alocada em Tesouro Selic ganha ainda mais liquidez, algo bem-vindo. Entretanto, ainda não é possível resgatar o dinheiro de forma imediata em fins de semana ou feriados.
Sugestão de leitura: Tesouro Selic: o que é e como funciona?
Assim, pode ser interessante dividir sua reserva de emergência entre o Tesouro Selic e outra aplicação que permita resgate a qualquer momento, como poupança ou CDB de liquidez diária e imediata, por exemplo.
Sugestão de leitura: Reserva de Emergência
Você pode dar uma olhada sobre o assunto no site do Tesouro, neste link.
Além disso, temos e-books que podem ajudar a aprofundar seus estudos sobre investimentos. Confira nos links abaixo: