Já falamos aqui sobre alguns pontos relacionados a investimentos no exterior. Hora de saber como funciona o S&P 500. Já ouviu falar? Sabe o que é? Vamos dar uma olhada nele.
O que é?
S&P 500 é um índice relacionado às bolsas de valores dos Estados Unidos. A sigla é um resumo para Standard & Poor’s 500, sendo que a S&P é uma agência americana de classificação de risco. Ela é a responsável por compilar as empresas que fazem parte deste índice.
Já vimos aqui que lá é diferente do Brasil: enquanto aqui temos apenas uma bolsa de valores, lá temos várias: NYSE, NASDAQ e a Bolsa de Chicago são alguns dos exemplos.
Sugestão de leitura: Diferença entre NYSE e Nasdaq
Outra diferença é o tamanho do mercado: enquanto aqui temos algumas centenas de empresas listadas na B3, lá temos mais de 5 mil empresas listadas em bolsa. É o maior mercado do mundo e um lugar bem interessante para investir.
Como funciona o S&P 500?
Assim, contamos com diversos índices relacionados a bolsas de valores e ativos. Aqui no Brasil, temos o Ibovespa. Lá nos Estados Unidos temos o Dow Jones, que reúne as 30 maiores empresas do mercado americano, e o S&P 500, que é mais abrangente e reúne as 500 maiores empresas do mercado americano.
Sugestão de leitura: O que é Dow Jones?
Veja que a ideia é interessante, pois temos mais de 5 mil empresas por lá. O S&P 500 faz um apanhado de 500 delas, ou seja, menos de 10% das empresas listadas. É um dos principais índices relacionados ao mercado americano e, assim como o Dow Jones, serve como um termômetro das bolsas de valores dos Estados Unidos.
O peso de cada empresa dentro do índice é proporcional ao seu preço de mercado. Algumas empresas que fazem parte do índice são a Apple, a Microsoft, a Coca-Cola, a Disney, a Amazon e o Facebook.
Qual a importância do S&P 500 para o investidor?
O S&P 500 é uma métrica, um índice. A importância para o investidor de longo prazo é relativa: é útil saber o que quer dizer, mas a aplicação prática depende da sua estratégia de investimento.
Sugestão de leitura: Por que investir no exterior?
Isso porque investimos em empresas, em negócios. O S&P 500 por si só não nos diz muito, pois é necessário estudar as empresas nas quais você quer investir, procurando entender os fundamentos, se é uma empresa sólida e se é um investimento interessante para longo prazo. O índice, sozinho, apenas nos diz como o mercado está indo em determinado momento e nos traz dados históricos de performance do mercado como um todo. Isoladamente, entretanto, serve apenas como uma referência.
Agora que você já sabe como funciona o S&P 500, deixa aqui nos comentários: você já investe no exterior?