Tesouro IPCA pagando mais de 16%.
Não, você não leu errado: mais de 16% ao ano. É um bom investimento? Tem pegadinha? Neste artigo, vou analisar contigo o Tesouro IPCA + frente às altas recentes da inflação, para entender se este é um bom investimento para você ou não.
IPCA = inflação
Comecemos pelo começo. O IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil.
Sugestão de leitura: O que é inflação?
O IPCA acumulado nos últimos doze meses é de 10,67%. Esse índice é uma das partes que compõem o rendimento do Tesouro IPCA +.
Sugestão de leitura: Como funciona o Tesouro IPCA?
Se olharmos no site do Tesouro Direto, hoje o Tesouro IPCA + 2045 está pagando IPCA + 5,17% ao ano. Estes 5,17% são o rendimento real, ou seja, o rendimento acima da inflação. Assim, temos que este título rende inflação + 5,17%.
Tesouro IPCA pagando mais de 16%
Em matemática financeira, não basta somar as taxas para ter o rendimento total. A conta que tendemos a fazer é de 10,67 + 5,17, o que nos daria um rendimento de 15,84% ao ano. Entretanto, nos juros compostos a conta é um pouco diferente.
As taxas são multiplicadas de forma capitalizada, de modo que o rendimento do Tesouro IPCA + hoje está em exatos 16,39% ao ano, considerando a atual inflação acumulada.
Fazendo uma simulação no site do Tesouro, 2 mil reais investidos hoje em Tesouro IPCA se transformam em R$ 10.936,44 líquidos no vencimento, em 2045.
Isso está correto?
Já recebi questionamentos acerca do simulador do site do Tesouro. A conta está correta, sim, para a taxa de inflação atual. Assim, se a inflação se mantiver como está hoje, realmente você resgatará isso.
Entretanto, a inflação é algo estável? Não. Por isso o simulador serve meramente como estimativa. Como a inflação varia, é impossível saber quanto você vai resgatar. A única certeza é que você terá rendimento real acima da inflação, o que já é um bom negócio.
Análise do Tesouro IPCA +
Dito isto, o Tesouro IPCA + tem como principal objetivo gerar rendimento acima da inflação. Assim, é um excelente investimento para manter o poder de compra do dinheiro no longo prazo, aproveitando-se dos juros compostos.
Sugestão de leitura: O que são juros compostos?
A eficiência fiscal do título é excelente, já que você só vai pagar imposto quando resgatar, daqui muitos anos. O dinheiro fica investido rendendo a juros compostos durante um prazo longo, impulsionando o crescimento do capital investido.
Hoje, ele está pagando 16,39% ao ano em virtude da alta inflação que estamos vivendo. Esse valor pode aumentar ainda mais, caso a inflação continue subindo, ou pode cair bastante, caso a inflação seja controlada.
Assim, os 16,39% são rendimento nominal. O que nos interessa ainda mais são os 5,17% de rendimento real ao ano, acima da inflação. Isso corresponde a 0,42% ao mês de rendimento real, acima da inflação.
Sugestão de leitura: O que é rendimento real?
Faça chuva ou faça sol, eu sei que meu dinheiro investido em IPCA vai render esse percentual acima da inflação. Se a inflação continuar subindo, meu dinheiro vai render sempre acima dela, não importa se ela chegue a 12, 14 ou 16% ao ano. Se ela cair, entretanto, meu rendimento nominal vai cair, mas o meu dinheiro vai continuar rendendo acima dela.
Tesouro IPCA pagando mais de 16% é um bom investimento?
O Tesouro IPCA + é um bom investimento se você quer proteger seu dinheiro da inflação. Os 16% são uma taxa bem alta, mas contar com ela para investir é complicado. Isso porque, caso a inflação caia (e nós torcemos para que ela caia), o rendimento nominal do título vai cair também: 12, 10, 8% ao ano. Ele varia conforme a inflação, então um controle da inflação acarretará em uma queda do rendimento nominal.
Sugestão de leitura: O que é marcação a mercado?
Assim, investir em Tesouro IPCA é buscar um rendimento real garantido, acima da inflação. Se você olhar para o rendimento nominal, pode se decepcionar quando a inflação estiver mais controlada.
Lembrando que Tesouro IPCA sofre marcação a mercado. Só invista nele se você pretende deixar o dinheiro lá até o vencimento. Caso precise do dinheiro antes, você pode incorrer em perdas financeiras.
Lá no Youtube eu converso um pouco sobre o tema deste artigo. Se quiser dar uma olhadinha, continue seus estudos nos vídeo:
Quer se aprofundar mais no assunto? Eu tenho um e-book sobre Tesouro Direto que pode te ajudar. Só clicar aqui.