ETF é a sigla para Exchange Traded Fund. O inglês é bonito, mas para o bom português basta sabermos que ETF é basicamente um fundo de investimentos, normalmente baseado em algum índice de referência.
Fundo de investimento
Um fundo de investimento é uma empreitada formada por diversos cotistas, que investem no fundo; o gestor do fundo, por sua vez, compra ativos, de forma a entregar uma rentabilidade para os cotistas, descontada de uma taxa de administração.
Assim, um tipo muito comum de fundo de investimento são os FIIs, que investem em imóveis ou papeis ligados ao mercado imobiliário.
Sugestão de leitura: O que são Fundos de Investimento Imobiliário?
No caso do ETF, nós temos um fundo de investimento que segue um determinado índice.
Aqui no Brasil, por exemplo, temos um ETF chamado BOVA11, que replica o Índice Bovespa.
Sugestão de leitura: O que significa Ibovespa?
Outro exemplo é o IVVB11, que replica o índice S&P 500.
Sugestão de leitura: O que é e como funciona o S&P 500?
Assim, o ETF vai simplesmente seguir a variação desses índices. No caso do BOVA11, se o Ibovespa subir 2%, o ETF subirá 2%; se o Ibovespa cair 5%, o valor do ETF cairá os mesmos 5% e assim por diante.
Quais as vantagens de investir em um ETF?
Entre as vantagens de se investir em ETFs, podemos citar a diversificação a baixo custo. Com pouco dinheiro você investe de forma extremamente diversificada. Basta pensar que, ao investir em BOVA11, cujo investimento está hoje em torno de R$ 100, é como se você estivesse investindo em todas as empresas que compõem o Índice Bovespa, por exemplo.
Outra vantagem é a simplicidade. Basta ter conta em uma corretora e comprar o ETF para se expor de forma indireta a diferentes mercados e ativos. Os ETFs são negociados em pregão, exatamente como as ações. Há ETF de bolsa, de empresas menores (small caps), de empresas pagadoras de dividendos, de ouro, de criptomoedas e por aí vai. A indústria dos ETFs é enorme no Brasil e ainda maior no estrangeiro.
Uma terceira vantagem é a facilidade de investimento para quem está começando. Muitas pessoas que estão começando a investir querem se expor à Bolsa e não sabem por onde começar. Assim, os ETFs acabam sendo a escolha de muitas pessoas, que conseguem se expor à renda variável de forma indireta.
E as desvantagens?
ETFs é são fundos, não se confundindo com os ativos em si. E isso traz algumas desvantagens.
Quando você investe em um ETF de ações, por exemplo, você não é acionista de fato. Assim, você não tem as mesmas vantagens que teria investindo diretamente nas ações, como receber os dividendos na conta da sua corretora, por exemplo.
Os gestores de ETFs reaplicam os dividendos recebidos automaticamente. Entretanto, você fica privado de receber essa renda passiva quando investe em ETFs em vez de investir em ações, por exemplo.
Sugestão de leitura: O que é Renda Passiva?
Outra desvantagem é a taxa de administração. Embora ela seja normalmente baixa nos ETFs, quando comparada às taxas de outros fundos, ainda assim ela é um ponto negativo. De novo o exemplo com ações: se você investisse diretamente em ações, não teria que pagar essa taxa de administração.
Uma terceira desvantagem é a diversificação excessiva. Há boas empresas dentro do Ibovespa, mas há bastante empresa ruim também. Ao investir em BOVA11, por exemplo, você não tem como escolher: vai receber o pacote todo, com as boas empresas e as ruins também.
ETF é uma boa ou não?
A resposta para muita coisa em investimento é depende.
Os ETFs podem não ser tão interessantes quando você tem condições de investir diretamente nos ativos de interesse. Se você pode comprar criptomoedas diretamente, por que investir em um ETF? Da mesma forma, se você estuda o mercado de ações, por que não investir diretamente nelas?
Por outro lado, os fundos de índice são uma excelente forma de diversificação com pouco dinheiro. A taxa de administração, neste caso, é um preço baixo a pagar pela excelente diversificação que um bom ETF proporciona.
Se o ETF é um bom investimento ou não vai depender dos seus objetivos e dos objetivos da sua carteira de investimentos. Todo investimento deve ser avaliado de forma que você compreenda se ele faz sentido ou não para você.
E você, investe em ETFs? Comenta aqui embaixo!