Dinheiro bem gasto, com eficiência e inteligência, permite adquirir mais com menos. É nesse sentido que trago hoje 7 dicas para aproveitar melhor a Black Friday. Afinal, sabemos que muita coisa não passa de puro marketing, sendo necessário pesquisa e cuidado para não comprar coisas “caras” com rótulo de “desconto imperdível”.
Dicas para aproveitar a Black Friday
1. Tenha uma lista das coisas que você quer ou precisa comprar.
Uma lista de compras, assim como aquela que você tem para fazer a compra do mês no supermercado, é essencial aqui também. Uma lista te orienta melhor, pois você pesquisa de antemão os preços de cada item que deseja comprar. Assim, você sabe se a oferta realmente vale a pena ou não.
2. Pesquise em diversas lojas e sites
O mesmo item varia MUITO de preço de um lugar para outro, de modo que uma pesquisa básica vai ajudar a achar os melhores preços. Entretanto, se o preço for baixo demais e o site for desconhecido, desconfie.
3. Use programas de Cashback
Estes programas devolvem parte do dinheiro da compra de volta, de modo que acaba funcionando como um bom desconto.
Sugestão de leitura: O que são programas de cashback?
Meliuz e Ame Digital são dois exemplos desses programas.
4. Se tiver desconto à vista, pague à vista
O pagamento à vista é vantajoso quando há desconto desconto. Não tem dinheiro pra pagar à vista? Programe-se para ter esse dinheiro em caixa da próxima vez, pois é uma forma inteligente de economia.
Sugestão de leitura: À vista ou parcelado?
5. Não tem desconto à vista? Então parcele no maior número de vezes SEM JUROS
A partir do momento que há cobrança de juros, o pagamento a prazo deixa de ser vantajoso. Entretanto, quando não há juros, é um excelente negócio, pois você deixa de desembolsar o valor inteiro de uma vez, pagando ele de forma parcelada e sem desembolsar nada a mais por isso.
Entretanto, caso você seja aquela pessoa que se enrola com parcelas, melhor pagar à vista, ok?
6. Cuidado com a empolgação
É ótimo comprar coisas com desconto, mas cuidado para não gastar mais do que deve e se endividar. Afinal, uma fatura de cartão de crédito que não pode ser paga joga água abaixo toda a economia feita.
Sugestão de leitura: Dívidas: não faça isso
7. Se não quer comprar nada na Black friday, não compre
A publicidade em torno da data estimula o consumismo desenfreado e as compras por impulso. É aqui que temos de ter cuidado. Só compre se fizer sentido e se for coisas que você realmente quer.
Normalmente eu planejo a compra de certos itens para Black Friday, pois sei que surgem boas oportunidades de adquiri-los a preços menores. Entretanto, eu já planejo essas compras de antemão (lembra da lista?). Assim, compro coisas que de fato eu quero, de modo planejado.
Entretanto, se eu não tenho nada em lista para comprar, simplesmente não compro nada.
Lembrando que a Black Friday realmente tem coisas com excelentes descontos, mas grande parte é puro marketing, o bom e velho “metade do dobro”. Então é preciso pesquisar e garimpar pra ver o que realmente vale a pena.