Com uma inflação na casa de dois dígitos, surge a preocupação: como vencer a inflação? Como não deixar o dinheiro perder seu valor? Como se proteger da perda de valor do dinheiro? Embora seja impossível se proteger completamente, vamos ver o que é possível fazer.
Renda crescente
Buscar aumentar a renda e gerar novas fontes de renda é o básico. Se o dinheiro perde o valor a cada dia, o que reflete um aumento de preços, faz-se necessário fazer cada vez mais dinheiro, dentro do possível, para sentir menos os efeitos inflacionários.
Sugestão de leitura: 7 ideias de renda extra
Se você possui um salário que nunca muda e os preços só aumentam, cada vez você vai conseguir comprar menos com o mesmo dinheiro. Por isso se faz necessário ter mais de uma fonte de renda e aumentar a renda, sempre que possível.
Invista
Aumentar a renda vai proporcionar mais dinheiro para viver melhor e para investir. Investir é colocar o seu dinheiro para trabalhar para você, de forma que ele renda juros e aumente ao longo do tempo.
Sugestão de leitura: O que são juros compostos?
Alguns investimentos têm como premissa render acima da inflação: um exemplo clássico é o Tesouro IPCA +. Outros vão compor a sua carteira e render muito a longo prazo, mesmo que fiquem aquém da inflação no curto prazo: investimentos de renda variável se encaixam aqui.
Sugestão de leitura: Tesouro IPCA pagando mais de 16%: um bom investimento?
O importante é montar uma carteira diversificada, de acordo com seus objetivos, e investir. Ao longo do tempo, você construirá riqueza.
Invista no exterior
Não só a nossa moeda perde valor dia a dia: ela também perde valor em relação a outras moedas, como o dólar, por exemplo. Para mitigar esse risco cambial, cogite investir no exterior também.
Sugestão de leitura: Por que investir no exterior?
Ao investir no exterior, você se expõe a outras economias e a outras moedas. Desse modo, você consegue se beneficiar duplamente: diversificando os seus investimentos e gerando rendimentos e lucros em moedas mais fortes, como o dólar por exemplo.
Veja que não há um único modo de combater a inflação, já que precisamos conviver com ela. Entretanto, o básico que funciona é fazer cada vez mais dinheiro e investir de forma diversificada, inclusive fora do Brasil. Do contrário, só sentiremos o dinheiro perdendo valor a cada dia e, quando menos percebermos, o dinheiro do mês não comprará mais nada.
Assim, faça todo o possível para fazer mais dinheiro e investir mais e melhor.