O Nubank mudou o rendimento da sua conta: a partir de 25/07/2022, os depósitos na conta do Nubank passam a contar com o rendimento de 100% do CDI apenas decorridos 30 dias.
Ficou estranho? Vamos entender isso.
Por que o Nubank mudou o rendimento dos depósitos?
A alta da Selic entra na conta e é um dos motivadores dessa mudança. Quando paramos para pensar, a Selic aumenta o custo do dinheiro, de modo que ficou mais caro pagar juros com menos de 30 dias.
Sugestão de leitura: Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over?
Junte-se a isso o fato de que o Nubank está crescendo muito, mas ainda não é um banco tão lucrativo quanto poderia ser.
Sugestão de leitura: Como ter a proteção do FGC na conta do Nubank?
Um dos modos de aumentar sua lucratividade é justamente alterar alguns parâmetros, reduzindo custos, e expandir mais com a criação de novos produtos. Pois bem, na parte de redução de custos entra a tal mudança no rendimento da conta do Nubank.
Como era?
O rendimento da conta do Nubank era diário, a 100% do CDI. Assim, se eu depositasse uma grana lá e sacasse, digamos, daqui a 15 dias, teria o rendimento proporcional a esses dias, descontando imposto de renda e IOF.
Como fica?
A partir de 25/07, o rendimento continua em 100% do CDI. Entretanto, é necessário esperar pelo menos 30 dias para ver esse rendimento vingar: só a partir de 31º dia é que vão aparecer os rendimentos lá bonitinhos. A partir daí, o rendimento passa a ser diário.
Importante dizer que os rendimentos são retroativos. Ou seja, até o 30º dia do depósito, não vai ter rendimento nenhum lá. A partir do 31º dia, aparecem todos os rendimentos referente aos 30 dias anteriores. E do 31º dia em diante, o rendimento passa a ser diário, da forma que já estávamos acostumados.
Na prática, fica um pouco parecido com o conceito da poupança, em que você tem uma data de aniversário para receber os juros. A diferença é que essa data só pega mesmo para os primeiros 30 dias de depósito. Daí em diante, o rendimento é diário.
Desvantagem
A grande desvantagem para o cliente é o fato de que, caso precise movimentar o dinheiro antes dos 30 dias, não ganhará os juros. Assim, para aquele dinheiro que é movimentado com frequência, haverá uma perda.
Entretanto, vale lembrar que a conta do Nubank continua rendendo os mesmos 100% do CDI. Isso não mudou.
Alternativas
Se você quiser alternativas em que o rendimento seja diário, você pode apostar em CDBs que rendam 100% do CDI.
Sugestão de leitura: Banco Inter é bom?
O banco Itaú conta com um CDB-DI nesse estilo, por exemplo. Se você prefere um banco digital, o Banco Inter conta com uma boa opção desse tipo também. A única desvantagem deles é que você só consegue movimentar esses CDBs em dias úteis, enquanto a conta do Nubank pode ser movimentada a qualquer momento.
Outras alternativas são as contas de pagamento, como o Iti, do Itaú, e o Picpay, que possuem rendimentos diários e possibilitam movimentar o dinheiro a qualquer momento.
Pessoalmente, não gosto de deixar muito dinheiro em contas de pagamento: deixo apenas um caixa para gastos diários. Lembre-se que as contas de pagamento não contam com a proteção do FGC. No geral elas são seguras, porém não contam com esse mecanismo de proteção.
Sugestão de leitura: O que é FGC?
E você, o que achou da mudança do Nubank? Deixa um comentário aqui embaixo!