O que é Dividend Yield?

O que é dividend yield?

Ao começar a investir e se aprofundar um pouco, começamos a nos deparar com alguns termos. Dividend Yield, um termo em inglês, é um dos que aparecem no meio de investimentos e é sobre ele que falaremos agora.

Dividend Yield

Yield é uma palavra inglesa que significa “rendimento”. Dividend, por sua vez, significa exatamente o que parece: dividendos. Juntando as duas partes, temos que dividend yield é o rendimento em dividendos.

Sugestão de leitura: O que são dividendos?

Assim, quando alguém diz que o Dividend Yield de uma ação é de 6%, isso significa que aquela empresa pagou, em média, 6% de dividendos no último ano. Acho que utilizando exemplos fica ainda mais fácil de visualizar.

Exemplo

Vamos supor que a ação da empresa XYZ está custando 50 reais. Suponhamos, ainda, que no último ano esta empresa pagou aos seus acionistas um total de 5 reais a título de dividendos. Assim, temos a seguinte conta: 5 dividido por 50 = 0,10 ou 10%.

Estes 10% são o dividend yield da empresa.

Desse modo, um yield de 10% significa que a empresa pagou, no último ano, 10% de dividendos em relação ao preço das ações dela. O termo pode aparecer também com a abreviação d.y. ou simplesmente como yield, ok?

Assim, o yield é utilizado tanto para ações quanto para fundos de investimento imobiliários, ambos investimentos de renda variável que pagam proventos periódicos. No caso das ações, você poderá receber dividendos e juros sobre capital próprio. No caso dos FIIs, você receberá os rendimentos pelas cotas.

Ficou confuso? Aqui uma lista de leitura que vai clarear todos estes conceitos:

O segredo é sempre buscar um d.y. alto, certo?

Não exatamente.

Tendemos a adotar um raciocínio simplista do tipo “vou buscar simplesmente as ações ou FIIs que possuem os maiores yields, pois eu quero o melhor rendimento possível”. Entretanto, bons rendimentos não necessariamente são sinônimo de qualidade. Além disso, pode haver distorções.

Pagamentos eventuais nos FIIs, como multas cobradas de inquilinos que quebraram o contrato, podem distorcer o yield para mais. Ainda, alguns FIIs de papel podem pagar yields maiores, mas contam com uma valorização de cota menor do que um FII de tijolo.

Sugestões de leitura: O que é um FII de tijolo? e O que é um FII de papel?

De modo similar, ações que pagam dividendos podem não ter um crescimento tão interessante quanto ações de empresas que investem os seus lucros em seu desenvolvimento. Receber dividendos é ótimo, mas o d.y., isoladamente, não deve ser o seu único critério de escolha.

Foque em escolher ações e FIIs sólidos, com bons fundamentos. O yield pode entrar como um fator de análise, mas evite prender-se somente a ele. E não se esqueça: para ter um maior crescimento dos seus investimentos, reinvista seus dividendos para fazer o bolo crescer mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *