Já ouviu falar de BDR? Sabe do que se trata? Vamos conversar um pouco sobre ela neste artigo!
BDR – Brazilian Depositary Receipt
BDR significa “Brazilian Depositary Receipt” ou Recibo de Depósito Brasileiro, em tradução livre.
Apesar do nome complicado, é bem simples: as BDRs são recibos de ações de empresas estrangeiras, negociadas na Bolsa de Valores brasileira. Veja que eu disse “recibos de ações”, ou seja, são certificados correspondentes às ações de empresas gringas, mas que são negociadas aqui. Assim, você pode comprá-las e vendê-las em reais, por meio de corretoras de valores.
Sugestão de leitura: O que é uma corretora?
BDR é o mesmo que ação?
Não, não é. Uma BDR é diferente, pois não dá os mesmos direitos que você teria se possuísse ações da empresa. A BDR sempre possui uma ação correspondente como lastro. Se você compra uma BDR da Apple, por exemplo, existe uma ação da Apple que dá lastro a esse certificado adquirido aqui.
Sugestão de leitura: O que são ações?
Embora as BDRs sigam as ações da empresa, a liquidez é bem menor: o número de negociações é muito mais baixo do que a ação propriamente dita. Assim, as BDRs são uma forma de começar a acessar investimentos estrangeiros, mas normalmente é mais interessante investir diretamente nas ações, quando possível.
Quais são os tipos de BDR?
As BDRs podem ser patrocinadas, quando a empresa dona das ações participa da emissão do certificado aqui no Brasil; ou não patrocinadas, quando a empresa não tem participação no lançamento do certificado aqui na nossa Bolsa.
A maioria das BDRs negociadas na B3 não é patrocinada, ou seja, não tem participação da empresa que emite as ações.
Sugestão de leitura: O que é a Bolsa de Valores?
Tributação
O Imposto de Renda é de 15% sobre o lucro. Assim, se você comprar uma BDR, enquanto mantiver ela na sua carteira de investimentos, não precisará pagar imposto. Se vender com lucro, aplicam-se os 15%, independente do valor.
É diferente de ações brasileiras, em que você só paga imposto em caso de vendas superiores a 20 mil dentro de um mesmo mês.
Vale a pena investir em BDRs?
Como sempre, essa pergunta deve ser respondida por você, de acordo com aquilo que faz sentido dentro da sua carteira de investimentos.
As BDRs são um modo simples de ter acesso a empresas gringas, por meio da nossa Bolsa e negociando em reais brasileiros. A facilidade de acesso ao investimento é um ponto positivo. Entretanto, como o investimento é em real, você perde a oportunidade de diversificar seu patrimônio em dólares: algo que só será possível investindo diretamente na Bolsa Americana, por exemplo.
Assim, vale a pena estudar se esse investimento é útil para você ou não. Mas cogite também investir diretamente fora do Brasil, ainda mais hoje que os custos são baixos e o processo todo é bem mais simples.