Fim de ano, Natal, época de festas e de promessas. Para muitos, época de olhar pra frente, planejar e sonhar. Gosto de usar esta época do ano, entretanto, não só para olhar para frente, mas também para fazer um balanço do ano que passou, em várias frentes da minha vida.
E aproveito para convidá-lo a se questionar e analisar como foram as suas finanças neste ano que se encerra.
Suas contas estão equilibradas ou não? Conseguiu organizar suas dívidas? Conseguiu poupar dinheiro? Conseguiu investir? Gastou seu dinheiro com qualidade? Ou gastou superfluamente, em coisas que não contribuíram para o seu bem-estar?
Ter a sensação de que as finanças estão bagunçadas ou que não estamos fazendo o melhor possível com o nosso dinheiro é algo que nos gera muita ansiedade, nervosismo e stress. As finanças equilibradas são essenciais para uma vida de qualidade, de modo que fazer um balanço financeiro e olhar para o que está funcionando e o que não está é importantíssimo.
A seguir, um roteiro básico para encerrar este ano e começar o próximo com o pé direito, financeiramente falando.
1. Faça o balanço da suas finanças de 2022
O que funcionou? O que não funcionou? No que você está gastando seu dinheiro? Faz sentido continuar gastando nas mesmas coisas que você tem gastado? Algo pode ser revisto ou melhorado? Você está vivendo acima do que pode viver ou não?
Responda a estas perguntas de forma honesta, para o seu próprio bem e para o bem das suas finanças.
2. Pague suas dívidas
Se você possui dívidas, organize o seu orçamento e se planeje para pagá-las, renegociando se for necessário. As dívidas destroem seu poder de enriquecimento por meio dos juros compostos agindo contra você. Sem pagar suas dívidas, não dá para partir para os próximos passos.
3. Crie um orçamento
Monte seu orçamento, englobando todas as suas fontes de renda e todas as suas fontes de despesa. Lembre-se de se pagar primeiro, antes de qualquer coisa: separe no orçamento aquela quantia que deve ser religiosamente poupada e pague-se primeiro esta quantia todo mês.
4. Monte uma reserva de emergência
Monte uma reserva de emergência com seis a doze meses do seu custo de vida mensal. Ela vai ajudar você a passar por imprevistos com muito mais tranquilidade.
Se quiser saber mais sobre reserva de emergência, dá uma olhadinha no meu livro ou no meu Curso de Reserva de Emergência.
5. Invista com consistência, focando o longo prazo
Com a Reserva de Emergência formada, você pode partir para outros tipo de investimento. Comece com Tesouro Direto e, caso seu perfil de risco seja compatível, estude outros investimentos mais voláteis também, como fundos de investimento imobiliários e ações. Com o tempo, diversifique também com investimentos no exterior, de modo a montar uma carteira diversificada.
6. Busque fazer renda extra
Não menos importante, busque fazer renda extra ou se aperfeiçoar na sua profissão, de modo a ganhar mais. O melhor modo de ter tranquilidade nas finanças é não ter dívidas e investir todos os meses, de modo a construir um bom patrimônio. Ganhar mais vai permitir fazer isso com mais rapidez ainda, portanto focar em se qualificar e alcançar novas fontes de renda sempre é um caminho interessante.
7. Lembre-se de viver um degrau abaixo
Lembre-se sempre de viver dentro daquilo que é possível, de acordo com sua renda. Não adianta gastar mais do que se ganha e se endividar, mantendo um padrão de vida que você ainda não tem condições de manter. Seja honesto consigo mesmo.
Quer se aprofundar em alguns assuntos e investir melhor? Vou deixar aqui embaixo alguns vídeos do meu canal, bem como alguns dos meus e-books para auxiliar nos seus estudos.
Vídeos:
Simulador do Tesouro Direto: como funciona?
O que é um holder e como ele ganha?
Como começar a investir em FIIs?
Artigos do Site:
E-books:
Pequeno Manual da Reserva de Emergência
Cursos:
Bons investimentos e um excelente 2023 pra você!