Ações ON x Ações PN x UNITS

Gráfico com três barras

Quando a gente começa a estudar sobre ações, alguns termos vão surgindo no caminhos e podem nos deixar dúvidas. As ações, de modo geral, podem ser ON, PN ou UNITS. Embaralhou um pouco? Vamos ver do que se trata cada uma.

Ações ON

ON é diminutivo para “ordinária”, de forma que uma ação ON é uma ação ordinária. É o tipo de ação que os sócios majoritários da empresa possui. Então quando você vê lá o dono da Ambev, por exemplo, você já sabe que ele possui ações ordinárias.

E por que isso?

Isso ocorre porque as ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto na empresa. Os sócios majoritários possuem total interesse em ter voz dentro da empresa, de modo que esse é o tipo ideal de ação para quem quer investir como sócio, no longo prazo. Caso a empresa venha a ser vendida, por exemplo, você garante o direito de receber, no mínimo, 80% do que do que os majoritários receberam pelas suas ações. Em muitos casos, você tem o direito de receber 100%.

Assim, as ações ON protegem melhor o acionista minoritário, dando direitos mais próximos daqueles que os majoritários possuem na empresa.

Ações PN

Diferente das ações ON, as ações PN ou preferenciais, via de regra, não possuem direito a voto dentro da empresa. O nome preferencial vem do fato de que as ações PN possuem preferência no recebimento de dividendos.

Agora veja bem, isso não quer dizer que as ONs não recebam dividendos: elas recebem sim, normalmente. Entretanto, as ações PN devem pagar dividendos no mínimo 10% superiores àqueles pagos aos detentores de ações ON. Assim, os detentores de ON detêm direito a voto em assembleia e tem direitos mais próximos aos do dono da empresa, enquanto os detentores de ON detêm prioridade na distribuição de dividendos.

UNITS

E as ações UNITS, o que são? Não são nem ON, nem PN, mas sim um pacote que mistura os dois tipos de ação.

Qual é melhor?

Na Bolsa de Valores hoje temos uma divisão chamada Novo Mercado, que reúne empresas que atendam requisitos mínimos de Governança Corporativa, sendo esta a divisão mais seleta da Bolsa. Não significa que toda empresa do Novo Mercado é boa, entretanto a empresa fazer parte do Novo Mercado é um indicativo bacana.

Entre as exigências do Novo Mercado, está a de que a empresa só pode emitir ações ordinárias – ON.

Por aí já é possível deduzir que as ações ordinárias são especialmente interessantes para investidores de longo prazo, por trazer uma melhor proteção ao investidor. Assim, caso a meta seja investir para o longo prazo, com a mentalidade de sócio, o qual vai se beneficiar do crescimento da empresa e dos lucros distribuídos ao longo do tempo, pode ser interessante priorizar as ações ON.

As ações preferenciais podem não dar a proteção desejada em caso de grandes acontecimentos futuros, como a venda da empresa, por exemplo. O mesmo se aplicando às UNITS, que não são nem ON nem PN, mas uma mistura de ambas.

Isso significa que você não deva investir em ações PN? Não necessariamente. Apenas estude adequadamente e veja se esse tipo de ação se encaixa com a sua estratégia de investimento.

Como diferenciar ON, PN e UNIT?

As ações ON sempre terminam com o número 3. Vamos a alguns exemplos de códigos de ações ordinárias na Bolsa de Valores:

  • Petrobrás – PETR3
  • Itaú – ITUB3
  • Bradesco – BBDC3
  • Lojas Renner – LREN3

Quanto às ações preferenciais, elas podem ser 4, 5, 6. A maioria delas termina com 4:

  • Petrobrás – PETR4
  • Itaú – ITUB4
  • Bradesco – BBDC4
  • VVAR4 – Via Varejo

Já as UNITS, terminam com o número 11. Bem diferentes:

  • AES Tietê – TIET11
  • Banco Inter – BIDI11
  • Taesa – TAEE11
  • Banco BTG – BPAC11

E você, já conhecia a diferença entre ações ON, PN e UNITs? Deixa aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *