Quem nunca ouviu falar de Bolsa de Valores? Talvez você esteja iniciando os seus investimentos ou começando na renda variável, do zero. Assim, entender o básico da Bolsa vai situar você melhor nos seus investimentos. Vem comigo.
Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores basicamente é um local de negociação de ativos, com regras pré-estabelecidas que permitem aos negociantes operar com segurança e confiança. A Bolsa de Valores permite o encontro de quem quer vender com quem quer comprar.
Vender e comprar o quê?
Ativos.
Uma ação, que é a menor fração de uma empresa, é um ativo. Uma cota de um fundo de investimento imobiliário é um ativo. E é na Bolsa que estes ativos são negociados, passando das mãos daquele que quer vender para as mão daquele que quer comprar.
Se você não sabe o que são ações ou FIIs, aqui vão dois artigos pra você: O que são ações? e O que são Fundos de Investimento Imobiliário? Leia os dois e volte aqui para continuarmos.
Pois bem, vamos supor que você possui uma ação valendo 20 reais e quer se desfazer dela, por qualquer motivo: você quer fazer lucro, está precisando do dinheiro, não importa. Do outro lado, pode haver uma pessoa querendo adquirir justamente a sua ação pelos 20 reais que você está pedindo em troca dela. A Bolsa permite essa troca: eu vou receber o dinheiro que outra pessoa vai dar em troca da minha ação.
Este é o funcionamento e este é o básico necessário que você precisa saber para iniciar seus estudos.
Regras e transparência
As bolsas de valores trazem regras, padronizações e orientações que vão trazer transparência e confiabilidade para as negociações. Para comprar e vender ações, você precisa ter uma conta aberta em uma corretora de valores, por exemplo. Do contrário, você não consegue comprar ou vender ações.
Sugestão de leitura: O que é uma corretora?
Desse modo, você opera na bolsa porque você tem a segurança de todo um conjunto de normas por trás, que garante a você a posse das ações, enquanto acionista, bem como o recebimento de valores, quando você vende seus ativos.
Antigamente, a Bolsa de Valores era um ponto físico de encontro entre compradores e vendedores. Hoje, embora ela exista fisicamente, todas as operações são feitas de forma eletrônica, do conforto do seu computador ou celular. A única bolsa de valores que temos no Brasil é a B3, cuja sede fica no Centro de São Paulo.
E você, já opera na bolsa? Conta aqui embaixo.