O que é Dow Jones? O que significa? Como funciona?
É possível que você tenha já alguma ideia: o termo está ligado à Bolsa de Valores americana. Muitas pessoas pensam que o Dow Jones é a Bolsa Americana em si, mas não bem assim.
Vamos descobrir o que ele é e como funciona.
O que ele não é…
Antes de ver o que é o Dow Jones, vamos ver o que ele não é.
O Dow não é uma bolsa de valores em si. Este é o primeiro ponto.
Nos Estados Unidos, temos várias bolsas de valores diferentes. As mais famosas são a NYSE e a Nasdaq, esta última voltada a empresas de tecnologia, enquanto a NYSE é só a maior bolsa de valores do mundo.
Sugestão de leitura: Diferença entre NYSE e Nasdaq
Desse modo, o Dow Jones na verdade é um índice bem antigo, criado em 1896.
Índice Dow Jones
O nome completo é Dow Jones Industrial Average, também conhecido como Dow 30 ou simplesmente Dow Jones. O índice for criado há mais de cem anos por um carinha chamado Charles Dow, editor do Wall Street Journal e fundador da Dow Jones & Company.
Já deu pra entender de onde surgiu o nome do índice, certo?
Quando ele foi criado, a ideia era representar as maiores empresas do mercado: ele representava, na época, a média de doze empresas americanas gigantes.
Com o tempo o índice foi incluindo novas empresas e o “Industrial” no nome foi sendo deixado em segundo plano, já que o índice passou a não mais abarcar apenas indústrias. Assim, hoje temos 30 empresas compondo o índice, motivo pelo qual ele é chamado de Dow 30.
Como é calculado?
O cálculo do índice é bastante simples e se baseia na cotação das 30 empresas mais importantes dos Estados Unidos. Embora ele não seja o índice mais abrangente, é o mais tradicional e mais utilizado como termômetro do mercado americano.
Assim, apenas a título de curiosidade, vão aqui algumas empresas que compõe o Dow Jones hoje:
- 3M
- Apple
- Boeing
- Coca-Cola
- Disney
- Intel
- McDonald’s
- Microsoft
- Nike
- Pfizer
- Visa
- Walmart
Bacana, né?
Qual a importância do Dow Jones para meus investimentos?
Agora que você sabe o que é Dow Jones, fica mais fácil esclarecer algumas coisas.
Ele é um índice do mercado americano, tal qual o Ibovespa na nossa Bolsa de Valores. Embora ele indique como o mercado está se movimentando e nos dê um histórico de variação, para o pequeno investidor importa mais investir em empresas sólidas, com bons fundamentos.
Sugestão de leitura: O que significa Ibovespa?
Desse modo, o Dow inclui uma série de empresas que, eventualmente, podem vir a fazer parte da nossa carteira de investimentos… ou não.
Para o pequeno investidor ele é meramente um indicador, que deve ser conhecido e entendido, mas que não representa um ativo por si só, mas sim um conjunto de ativos.
Assim, saiba do que se trata, estude, mas não se prenda a ele. A ideia é investir em ações para se tornar sócio de boas empresas. Os índices são decorrência de uma carteira teórica, que vai ser diferente da sua carteira de ações.