Tag Along é um dos muitos termos em inglês que temos no mundo da renda variável. Sabe o que significa? Vamos ver.
Tag Along
O termo vem do inglês e tem a ideia geral de “juntar”.
Mas juntar o quê? Bem, aqui estamos falando da junção dos sócios majoritários e minoritários em uma negociação.
Assim, o Tag Along é o termo usado para dizer quanto o acionista recebe em caso de venda da empresa. A ideia de junção compulsória é justamente pra evitar que o minoritário seja deixado de lado em uma negociação importante.
Venda da empresa
Suponha que você tem ações da empresa FULANO E CICLANO S.A. e cada ação dela vale 20 reais. Daí um belo dia os controladores resolvem vender a FULANO E CICLANO para um outro empresário, que fez uma oferta de compra da empresa e se dispôs a pagar 100 reais por ação.
Que maravilha hein!
Se essa empresa tiver 100% de Tag Along, isso garante que você, acionista minoritário, vai receber por ação os mesmos 100 reais que o controlador. É uma proteção excelente para o minoritário, que vai receber o mesmo que o sócio principal do negócio. Se não houvesse essa proteção, o comprador poderia simplesmente adquirir as ações do controlador, que já dariam a ele o controle da companhia. E você, como ficaria nessa história? Bem, dane-se você.
Cruel? Um pouco, mas basicamente é isso.
Na Bolsa de Valores, temos um segmento chamado Novo Mercado, o qual exige 100% de Tag Along nas suas ações, assim como a emissão de ações exclusivamente ordinárias.
Sugestão de leitura: O que é o Novo Mercado?
Investimento em longo prazo
Para investimentos de longo prazo, sempre é interessante por as chances ao seu favor, tanto quanto possível. O Tag Along é um bom mecanismo de proteção, de modo que pode ser interessante investir em ações com pelo menos 80% de Tag Along, o que vai garantir que você receba pelo menos 80% da quantia paga aos majoritários, em caso de venda da empresa.
Sugestão de leitura: O que significa buy and hold?
No mais, esse mecanismo por si só não é garantia de nada, mas apenas mais um fator para olhar ao analisar o investimento em uma ação. Assim, um Tag Along de 100% é ótimo, mas ele deve ser analisado em conjunto com outros fatores, para saber se determinada ação faz sentido ou não dentro da sua carteira de investimentos.