Timing de investimento é algo complicado. O Tesouro Direto Prefixado é um dos títulos que melhor demonstram isso em números.
Sugestão de leitura: Tesouro Prefixado: o que é e como funciona
Alguns meses atrás, investir no Tesouro Prefixado 2026 significava garantir uma rentabilidade nominal bruta de 7% ao ano ou pouco mais que isso. Hoje, temos taxas que passam dos 12%.
Alta de juros
A Selic vêm em uma sequência de altas, em uma tentativa do Banco Central de controlar a inflação, que já está na casa de dois dígitos. A própria Selic, inclusive, pode estar caminhando para dois dígitos antes do que o esperado.
Sugestão de leitura: Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over?
A alta da última semana elevou a Selic a 7,75% ao ano. Esse é um dos fatores que determinou a alta do rendimento do Tesouro Pré. A seguir, os rendimentos desses títulos hoje, dia 29/10/2021:
- Tesouro Prefixado 2024: 12,33% ao ano;
- Tesouro Prefixado 2026: 12,21% ao ano.
O investidor que colocou dinheiro em Prefixado alguns meses atrás pode estar se lamentando agora. “Se eu tivesse esperado mais!”. É por isso que costuma se dizer que você investe em Tesouro Prefixado quando imagina que a Selic vai cair. Isso porque quando a Selic cai, a taxa dos Prefixados também cai.
Sugestão de leitura: O que é marcação a mercado?
Se você investe em Prefixado a 12% e alguns meses depois ele passa a pagar para os novos investidores meros 6%, você tem uma baita rentabilidade na mão, concorda? A marcação a mercado também concorda e tratará de valorizar o seu investimento já no curto prazo, precificando isso.
Entretanto, o inverso também é verdadeiro.
Marcação a mercado
O investidor que investiu em Prefixado a 7% está vendo o seu dinheiro encolher por conta da marcação a mercado. Não é pra menos: ele investiu em título que exige que o dinheiro fique lá até 2024 ou 2026, em troca de 7% de rentabilidade.
Só que o próprio Tesouro Selic, com liquidez diária, está entregando quase 8% de rentabilidade hoje.
Sugestão de leitura: Tesouro Selic: o que é e como funciona?
Isso faz parte da lógica do investimento em Prefixado. É por isso que, caso a marcação a mercado e a flutuação decorrente dela não deixem você à vontade, pode ser necessário avaliar com cautela se esse tipo de investimento faz sentido pra você. Para quem investe em Prefixado, entretanto, pode ser uma boa comprar um pouco por vez, com alguma periodicidade, para fugir dos extremos.
Fugindo da ideia de timing
Compare o João e a Maria.
João: investiu 3 mil reais em Prefixado, no início do ano. Rentabilidade de 7% ao ano.
Maria: investiu 300 reais por mês em Prefixado, pegando rentabilidades diferentes em cada mês: 7%, 8%, 9%, 10% e por aí vai.
A estratégia de Maria pode ser mais interessante.
Se por um lado ela não vai pegar a melhor taxa possível, por outro ela não vai pegar a pior. Ela vai acabar pegando uma média de taxas altas e baixas e vai ter um rendimento médio interessante como resultado.
Em vez de focar em timing, pode ser interessante focar em investir sempre, com constância e de forma diversificada.
Sugestão de leitura: O que é um holder?
A exposição contínua e disciplinada a diversas classes de ativos vai possibilitar colher bons resultados. Isso porque nem sempre vamos acertar o timing de investimento. Entretanto, o fato de estar sempre investindo, vai possibilitar a exposição a diversos cenários e timings diferentes.
No longo prazo, os resultados tendem a ser excelentes.
O futuro é imprevisível
Tenha em mente que o futuro é imprevisível. Você pode investir em Prefixado a 12 e ele pode estar pagando 15% daqui a alguns meses. Da mesma forma, ele pode voltar a pagar 7%. Podemos ter expectativas e palpites, mas é impossível saber de fato.
A nós, enquanto investidores, cabe investir de forma diversificada, com constância e disciplina.
Todo o restante guarda uma dose de incerteza que está acima da nossa capacidade de previsão. Não foque no timing, foque em investir sempre.
Eu falo um pouco mais sobre o assunto lá no Youtube. Assim, caso queira continuar os estudos, segue o vídeo:
Temos e-books que podem ajudar a aprofundar seus estudos sobre investimentos. Confira nos links abaixo: