Você já ouviu falar de EBITDA? Sabe o que é EBITDA? Essa sigla diferente pode ter uma grande importância na hora de analisar uma empresa, especialmente para investir nas ações dela. Assim, vamos falar de forma bem simples o que esta sigla significa.
Sugestão de leitura: O que são ações?
Vamos dar uma ideia do conceito, sem se aprofundar muito nele, por enquanto, ok?
O que é EBITDA?
EBITDA é o lucro operacional da empresa. A sigla vem do inglês: Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português temos a sigla LAJIDA, lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. EBITDA e LAJIDA são a mesma coisa, mas o mercado costuma utilizar mais a sigla em inglês.
Sugestão de leitura: Ações ON x Ações PN x UNITS
Assim, o EBITDA é o lucro operacional, é a grana que vem das operações da empresa. Isso ajuda a verificar quanto a empresa está gerando de dinheiro em virtude da sua atividade principal.
Exemplo
Uma indústria de alimentos possui dinheiro em caixa e resolve aplicar essa grana. Tal aplicação vai render juros, que vão entrar como dinheiro para a empresa. Estes juros são exemplo de dinheiro que a empresa gera, mas que não está ligado às atividades dela. Assim, estes juros não compõem o lucro operacional.
Sugestão de leitura: O que é Tag Along?
Por outro lado, a empresa ganha muito dinheiro… vendendo os alimentos que ela produz! Aí sim, este dinheiro se refere ao lucro operacional, ou EBITDA da empresa: aquele dinheiro ganho na atividade principal dela.
Qual a importância do EBITDA?
Agora que você entendeu o que é EBITDA, vamos entender qual a importância dele.
O EBITDA nos ajuda a entender se a atividade da empresa está gerando receita e, se você parar pra pensar, essa é a ideia de uma empresa saudável: que ela consiga gerar boas receitas por meio da sua atividade.
Sugestão de leitura: O que significa buy and hold?
Como este indicador vem antes de quaisquer outras deduções, ele nos dá uma ideia mais fiel de quão eficiente a empresa está sendo em gerar dinheiro com as suas operações. Assim, ele é um dos pontos para o qual podemos olhar ao fazer uma análise básica de uma empresa.