Já ouviu falar sobre direito de subscrição? Este termo é bem famoso na renda variável e hoje vamos conversar sobre ele.
Direito de subscrição
O direito de subscrição existe tanto para ações quanto para fundos de investimento imobiliário. Ele ocorre quando há o lançamento de novas ações, por parte de uma determinada empresa, ou a emissão de novas cotas, no caso de FIIs.
Qual a ideia aqui?
Quando uma empresa lança novas ações no mercado, ela disponibiliza uma parte dela, empresa, para aquisição por novos acionistas. Assim, mais dinheiro vai entrar no caixa em troca dessas novas ações. Entretanto, aqueles que já são acionistas têm o direito de subscrição, que é o direito de adquirir essas novas ações antes de outras pessoas a um preço mais baixo.
Diluição
O direito de subscrição está muito ligado a ideia de que o acionista precisa ter o direito de manter a sua participação acionária na companhia. Para nós, pequenos investidores, isso não faz tanto sentido. Entretanto, pense em alguém que possui 10% de todas as ações da empresa. Essa pessoa tem bastante poder decisório dentro da companhia de modo que, em caso de emissão de novas ações, é interessante que a pessoa possa ter o direito de adquiri-las com preferência, de modo a manter o controle de 10% da empresa.
Para nós, o direito de subscrição acaba sendo uma oportunidade de adquirir mais ações da empresa ou mais cotas de um FII a um preço mais baixo do que o que está sendo negociado no mercado.
Como funciona?
Quando há emissão de novas ações ou cotas de FII você será avisado pela sua corretora. Se você não tiver interesse, basta não fazer nada. Caso você queira exercer o direito de subscrição, aí você precisa entrar no site da corretora e confirmar o seu interesse.
Lá estarão os dados de quando o dinheiro será debitado da sua conta. Lembre de deixar dinheiro disponível para débito no dia acordado. Depois de passado todo o processo, as novas ações ou cotas de FII aparecerão na conta da sua corretora.
Devo exercer meu direito de subscrição?
O direito de subscrição é um bom modo de continuar aumentando sua posição em bons negócios. Assim, se você tiver dinheiro disponível e a empresa ou FII em questão tiver bons fundamentos, você pode exercê-lo sem o menor problema.
Se não tiver dinheiro, entretanto, não faça nada. Não vale a pena quebrar demais a cabeça por isso, ok? Você sempre poderá comprar a ação ou FII na Bolsa de Valores, normalmente.