Você já ouviu falar de desdobramento de ações? Vamos desdobrar este conceito (não pude evitar).
Desdobramento de ações
O desdobramento ocorre quando a empresa resolve multiplicar o número de ações em circulação, reduzindo a cotação proporcionalmente. Assim, na prática, cada acionista continua com o mesmo valor investido, no final do dia.
Exemplo: eu tenho 10 ações da Cia X valendo 20 reais cada uma e ela resolve desdobrar estas ações na proporção de 2 pra 1. Assim, eu passarei a ter 20 ações da Cia X, valendo 10 reais cada uma.
Perceba que antes eu tinha 10 ações a 20 reais cada, num total de 200 reais; depois, passei a ter 20 ações, valendo 10 reais cada, o que continua totalizando os mesmos 200 reais.
Por que as empresas fazem isso?
O desdobramento de ações é um modo de dar mais liquidez às ações da empresa.
Pensa comigo: se uma empresa possui uma ação valendo 200 reais no mercado, fica mais difícil para pequenos investidores adquirirem esta ação, devido ao seu preço elevado, certo?
Daí a empresa resolve fazer um desdobramento na proporção de 10 pra 1. Assim, cada ação valerá 10 ações e o preço vai ser reduzido na mesma proporção. Desse modo, cada ação passará a valer 20 reais.
Muito mais acessível!
Assim, a ação se torna mais líquida, pois passa a ser negociada com maior facilidade, em virtude do preço menor.
O que eu preciso fazer quando ocorre o desdobramento?
Nada! Ele ocorre de forma automática.
Um belo dia você acordará com mais ações, mas sendo negociadas a um preço menor. Não é necessária nenhuma ação da sua parte, ok?